• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Com que cor eu vou?

Círculo da análise cromática.
Círculo da análise cromática.

Muitas vezes, na hora de sair, seja para trabalhar ou para uma festa, bate aquela indecisão: com que roupa eu vou? Qual cor combina comigo e ajuda a passar a imagem que quero transmitir? Um dos métodos que vem sendo utilizado para facilitar a vida de quem gosta de valorizar o que tem de melhor, é a chamada análise cromática. Esse estudo identifica qual é o seu tom de pele, mas vale destacar que não está relacionado à raça ou etnia e vai além de modismo ou tendência, pois mostra com base em fatos que não existe apenas uma cor, mas sim, uma tonalidade dessa coloração, ideal para destacar o que você tem de mais bonito.

Durante a análise, a consultora de imagem Lu Rosa busca e seleciona as cores que mais valorizam e harmonizam com o cliente. Assim, ele saberá usar os tons certos, facilitando a compra de roupas, maquiagem, acessórios e, até mesmo, a coloração do cabelo. Dessa maneira é possível que a pessoa transmita a imagem que quer, seja ela mais jovial, casual, moderna ou clássica.  Sabendo o que vai iluminar o rosto, suavizar a textura da pele e os traços. “Primeiro descobrimos se a pele do cliente é quente, fria ou neutra, através da análise de temperatura. Depois passamos para a de valor, que define se a pele é clara ou escura. Em seguida observamos a intensidade, se é viva ou opaca. Após a análise, definimos qual o grupo que se enquadra aquele sub-tom de pele”, comenta a consultora de imagem, Lu Rosa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cada indivíduo é enquadrado em um grupo, que é nomeado pelas estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.  Como a maioria das pessoas não são definidas como uma estação pura, entra em cena o método sazonal expandido, que possui 12 grupos possíveis de coloração, ou seja, cada estação tem três divisões: Inverno Verdadeiro, Inverno Vivo, Inverno Escuro, Verão Verdadeiro, Verão Opaco, Verão Claro, Outono Verdadeiro, Outono Opaco, Outono Escuro, Primavera Verdadeira, Primavera Viva e Primavera Clara.Dentro da análise cromática existem inúmeras possibilidades que vão muito além de cores quentes e frias, isso quer dizer que não é porque a pessoa foi definida como verão que vai usar somente cores frias, tudo depende do tom de pele e de que imagem a cliente quer passar. “Todas as pessoas podem usar qualquer cor, desde que sua temperatura, intensidade e valor se integrem a sua coloração pessoal”, sinaliza Lu.

Ainda existem as cores universais, que podem cair bem para todas as pessoas. São elas o teal, que é o azul petróleo; o acqua, que é um azul esverdeado; o periwinkle que parece com o lavanda, um azul violeta; e o navy, um azul marinho. Como cor neutra, temos o cinza, que pode ser usado para tirar a intensidade de uma outra cor, já que ele vem da mistura das cores complementares. “Elas são opostas no círculo cromático, como o laranja e azul, por exemplo. Outro ponto a destacar é a crença de que a cor preta é básica e cabe em todos. Isso é um mito, igual ao branco, pois existem diferentes escalas para o branco”, explica a consultora.

PUBLICIDADE

Últimas notícias