• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Uma Costa de sabores em Santa Catarina

Costa Esmeralda recebe 5ª edição de Semana Internacional de Gastronomia. Desvendar os segredos de grandes chefs. Conhecer dicas preciosas para deixar a comida do dia a dia ainda mais saborosa. Isso e muito mais será possível para moradores e turistas que visitarem em setembro a Costa Esmeralda, no litoral norte de Santa Catarina. De 22 a 29, as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas recebem a 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.
O evento, realizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, vai contar com a presença de grandes chefs. A Semana Internacional de Gastronomia terá aulas com Claude Troisgros, Heiko Grabolle, Eudes Assis, Braulio Garcia Cruz e Beatriz Sotelo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento, onde está disponível toda a programaçãoDe 22 a 29 de setembro, Itapema, Porto Belo e Bombinhas recebem grandes chefs e workshops com professores e profissionais renomados

A 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda tem o apoio do Sebrae/SC, do Governo do Estado e das prefeituras de Porto Belo, Itapema e Bombinhas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Toque francês

Claude, de uma família que iniciou a caminhada na gastronomia nos anos 30, é considerado o principal construtor da ponte entre as cozinhas brasileira e francesa. Já foi eleito chef do ano pelas revistas Veja, Gula, Prazeres da Mesa e Guia Quatro Rodas. Apresenta semanalmente o Programa Menu Confiança, no canal GNT, onde prepara receitas harmonizadas com sugestões de vinhos. Claude volta à Costa Esmeralda para dar mais informações sobre sua cozinha “marravilhosa”.

Sabor alemão

Radicado no Brasil, o chef alemão Heiko Grabolle é dono de um conhecimento gastronômico diversificado e multicultural. Com uma trajetória variada, que inclui passagens por restaurantes e hotéis na Suíça, Itália, Espanha e Inglaterra, desde 1993 o chefe aprendeu a unir sua formação profissional com sua criatividade para inovar e experimentar novos sabores. Heiko atua hoje como food stylist, consultor, chef e professor em gastronomia, além de participar de diversos eventos nacionais e internacionais. É ainda membro da Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e VKD (Verband der Köche Deutschlands ou Associação dos Chefes Alemães).

A criatividade da cozinha caiçara

Eudes Assis foi conquistando, nos últimos anos, espaço entre os grandes da gastronomia brasileira. Suas produções ganharam mais destaque quando, em 2010, foi eleito chef revelação pela revista Prazeres da Mesa. Proprietário do restaurante Seu Sebastião, de Maresias, é considerado por muitos o dono da melhor cozinha do litoral paulista. Mas esta história de sabores e de amor pela culinária iniciou bem antes. Eudes começou na cozinha menino. Depois, fez estágio no célebre Fasano, templo culinário paulistano. Em 2002, aos 26 anos, passou uma temporada de seis meses na França, onde aperfeiçoou sua técnica no Le Cordon Bleu, uma das mais tradicionais escolas de gastronomia do mundo. Conheceu, ainda, diversos sabores do mundo como cozinheiro do iate de um banqueiro inglês. Todas estas experiências podem ser percebidas na comida do São Sebastião, descrita por muitos clientes como inesquecível. Já Eudes prefere caracterizar sua cozinha como “caiçara criativa”.

A força da cozinha espanhola

A cozinha espanhola, que recebe cada dia mais atenção de todo mundo, terá dois representantes de peso na 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Braulio Garcia Cruz é professor na Escola Superior de Hotelaria da Galícia, uma das mais importantes da Espanha. A cozinha espanhola está se destacando no mundo tanto pela tradição quanto pela vanguarda. Braulio acredita que este equilíbrio é um diferencial. “Graças aos grandes chefs somos reconhecidos mundialmente como uma das cozinhas pioneiras, mas a cozinha tradicional tem um papel muito importante. Eu acredito que é a base, que todos os grandes chefs começaram por ela e que têm nela suas raízes. A cozinha das avós, de nossas mães, sempre estará lá, são sabores que trazem recordações”, explica.

Beatriz Sotelo é um dos destaques da alta gastronomia espanhola. Em 2008, ganhou o “Cozinheiro do Ano”, o maior prêmio em terras espanholas. Beatriz competiu com mais de mil chefs. O reconhecimento do trabalho da jovem chef não parou por aí. Em 2009, conquistou sua primeira estrela Michelin. Mais um feito: foi a mais jovem chef da Espanha a receber uma estrela no guia mais respeitado do mundo.

Sócia do A Estación, em A Coruña, Beatriz resolveu se dedicar à gastronomia por pura paixão. Aos 18 anos, já havia se formado na Escuela Superior de Restauración de Pontevedra e trabalhava no Casa Marcelo, do chef Marcelo Tejedor, considerado por ela seu grande mentor. Durante os três anos que esteve ali, Casa Marcelo ganhou sua primeira estrela Michelin. O passo seguinte foi ganhar mais experiência com Toñi Vicente, chef estrela Michelin, e rumar para Paris, onde fez vários stages. Além da atividade na cozinha, com colaborações em vários outros restaurantes da região, Beatriz também levou, como representante, os produtos galegos a grandes centros, como Londres, Paris e Frankfurt.

Beatriz faz parte do Grupo Nove, que reúne chefs inovadores, mas que desejam recuperar a cozinha tradicional galega com projeção internacional e criativa. A ideia é reinventar a cozinha da Galícia, sem sacrificar suas origens.

Workshops com diversos temas

Professores de escolas renomadas, como Centro Europeu e Senac Bistrô, e profissionais com destaque no mercado serão responsáveis por aulas especiais. Os workshops serão realizados nas três cidades, com diversos temas. A programação completa destas aulas já está disponível no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br.

Incremento do turismo

A Semana Internacional de Gastronomia surgiu para movimentar a região fora da temporada de verão. “O evento mostra que as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas têm estrutura para receber os visitantes durante todo o ano”, comenta o presidente do Costa Esmeralda CVB, Sylvio Gumz. Ele destaca, ainda, a região se tornou um novo roteiro gastronômico de Santa Catarina. “A Semana Internacional de Gastronomia possibilita ainda qualificar a mão de obra através dos inúmeros cursos que são realizados na região. Isso estimula a busca por melhoria contínua por parte dos restaurantes da Costa Esmeralda”, completa Gumz.

Click CamboriúVida e EstiloGastronomiaUma Costa de sabores em Santa Catarina
PUBLICIDADE

Últimas notícias