• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é a casa para centenas de argentinos

Praça José de San Martin

O município de Balneário Camboriú e regiões próximas abrigam atualmente, aproximadamente 5 mil moradores de nacionalidade argentina. A maioria desses habitantes chegou ao litoral catarinense nas décadas de 80 e 90, motivados pela oferta de imóveis, pelo clima e pela característica das praias da região. Hoje, algumas dezenas deles voltaram para seu país de origem, mas muitos preferiram ficar na cidade e fazer dela a sua casa, sem deixar de lado suas raízes.

O presidente da Fundação República Argentina, Ernesto Dominguez, explica que Balneário Camboriú é um dos maiores núcleos de argentinos no Brasil, pois as belas praias e paisagens, combinadas com custo de vida não muito alto, um comércio diversificado e muitas atrações tanto para jovens, quanto para adultos, atraiu investidores principalmente há cerca de 30 anos, quando na Argentina as condições financeiras eram desfavoráveis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Muitos argentinos de Córdoba e Buenos Aires, principalmente, nem pensaram duas vezes em escolher o seu destino de verão, pois a praia argentina de Mar Del Plata, a mais próxima, estava a 400 quilômetros de distância em compensação, com preços altos”, analisa, e “era mais compensador vir para o Brasil, mesmo a quase 2 mil quilômetros de distância” . Segundo explica, os turistas argentinos são os estrangeiros em maior número em Balneário Camboriú. No verão os “hermanos” preferem as praias de Santa Catarina em épocas como novembro, dezembro. Na baixa temporada, de abril a maio e ainda em julho.

Os estudantes costumam vir no final do ano, como prêmio pelo ano de estudo e porque gostam do agito da temporada. Já os aposentados preferem vir entre abril e maio, pois pagam pacotes mais econômicos e muito vantajosos e a época é mais tranquila e não menos atrativa em termos de clima.

Existe outro grupo que vem a qualquer época do ano, pois tem alto poder aquisitivo. Este vem de avião ou automóvel próprio, mas pela falta de estrutura no desembarque aéreo de nossa região, eles chegam por Florianópolis e muitos acabam passando férias na capital catarinense. Já em julho, Balneário Camboriú é a preferida das famílias argentinas que tem filhos em escolas. Para se ter uma ideia, durante o ano, somente uma das empresas de operação de turismo na região faz o traslado de mais de 15 mil estudantes argentinos para Balneário Camboriú.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, diz que os argentinos são muito importantes para o município. “Temos uma comunidade tão grande de argentinos vivendo aqui e isso se dá pela valorização que temos junto a eles. Por isso, temos que dar reciprocidade, pois somos o principal pólo receptivo de turistas e de investimentos de argentinos em solo brasileiro. Temos que fazê-los se sentir bem nessa cidade que também é deles”, finalizou.

COMEMORAÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA
É por se sentirem em casa que todos os anos a comunidade argentina de Balneário Camboriú comemora aqui três grandes datas do seu país : a revolução argentina, em 25 de maio (este ano foi o bicentenário), 9 de julho, o dia da independência do país que até 1816 estava sob domínio espanhol, e ainda 17 de agosto, data do aniversário de morte do revolucionário Jose de San Martin, um dos mais firmes impulsores por uma Argentina independente e soberana.

Uma dessas datas se aproxima e os argentinos da cidade e região se preparam para atos solenes em homenagem ao seu país. Na cidade, a Fundação República Argentina prepara comemoração pelos 194 anos da independência do país no dia 9, sexta-feira, às 11h30, na Praça Jose de San Martin junto ao busto do libertador, que fica localizada no centro de Balneário Camboriú, na Rua 10, esquina com Avenida do Estado. Logo depois, recebem compatriotas e convidados para um almoço. O busto foi instalado em 2001,no mesmo ano em que foi instalado oficialmente o consulado argentino em Florianópolis. Em 9 de julho também foi declarado o Dia da Coletividade Argentina. A comemoração da Praça Jose de San Martin integra as festividades pelos 46 anos de Balneário Camboriú.

1 COMENTÁRIO

  1. Yo fui uno de los argentinos que se encanto con Camboriu ,alli coseche muchos amigos Brasileiro y es donde paso mis vacaciones hace mas de 20 años ,ciudad maravillosa por sus encantos naturales y como tratan al turista , me siento en mi casa ,Gracias Juan

Comments are closed.

Click CamboriúVida e EstiloCotidianoBalneário Camboriú é a casa para centenas de argentinos
PUBLICIDADE

Últimas notícias