• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Retomada do turismo de BC é consolidada por recorde de ocupação hoteleira em 2022

Temporada 2022/2023 registra ocupação média de 90%, com hotéis chegando a até um número maior, ‘beirando’ os 100% de ocupação

A hotelaria de Balneário Camboriú registrou recorde em sua ocupação nos últimos seis anos, com o melhor índice em 2022 – média anual de 68,19%, mostrando que a retomada do turismo pós-pandemia é uma realidade. O número é o maior desde 2017, quando o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau iniciou a coleta mensal de dados.

Ocupação de 2022 foi a melhor dos últimos seis anos

A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, explica que a situação do turismo de Balneário Camboriú voltou a se consolidar e isso é visível com o recorde de ocupação hoteleira – o melhor índice dos últimos seis anos (média anual de 68,19%, seguido por 61,86% em 2018, 59,71% em 2017, 55,29% em 2019, 50,73% em 2021 e 37% em 2020). “Foi somada a ocupação do ano de 2022 e comparada com os anos anteriores, registrando o melhor índice dos últimos seis anos”, diz.
A vice-presidente de captação de eventos do BC Convention e também hoteleira, Margot Rosenbrock Libório, pontua que o setor da hotelaria de Balneário está muito satisfeito com o resultado da ocupação do ano de 2022, oficializando a retomada do turismo de lazer pós-pandemia e ainda potencializada pelo turismo de eventos, através do Centro de Eventos Júlio Tedesco, com eventos atraindo mais turistas para a cidade, assim como os novos atrativos turísticos e os já consolidados. “Tudo isso motiva as pessoas a virem conhecer ou reconhecer Balneário Camboriú, com o alargamento da faixa de areia da Praia Central, todo esse conjunto da oferta turística, além da retomada, com a vontade das pessoas de viajar… tudo isso fez de 2022 um ano histórico na ocupação turística, isso pensando que no início do ano tivemos ainda o impacto da pandemia. Mesmo assim, um ano para ficar na história e esperamos que 2023 seja ainda melhor”, afirma.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A vice-presidente da hotelaria do BC Convention e também hoteleira, Dirce Fistarol, pontua que um conjunto de fatores positivos ‘impulsionam notadamente’ a retomada do turismo pós-pandemia. “O desejo de viajar depois de tantas incertezas, somado à nossa capacidade de motivar o turista com nossas práticas de bem receber, o olhar atento do poder público, nossas forças de segurança… tudo isso soma com nossa exuberante cidade, nossos equipamentos turísticos e nossa renovada faixa de areia! Tudo isso também despertou nos nossos vizinhos do Mercosul o desejo mais forte de retornar ao nosso destino, com volume mais significativo desde 2017! Com tudo isso, toda a engrenagem da cidade se fortalece, e nos incentiva a buscarmos a excelência na arte de bem receber”, afirma.

Importância da divulgação de Balneário Camboriú: verão também está bastante positivo

A presidente Andrezza salienta que os bons números seguem sendo percebidos no verão, com a temporada 2022/2023 registrando ocupação média de 90%, com hotéis chegando a até um número maior, ‘beirando’ os 100% de ocupação – isso se deve ao movimento de turistas de todo o Brasil que estão vindo para a cidade e também dos estrangeiros, de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. “Os turistas estão vindo, com forte procura de brasileiros e de visitantes de todo o Mercosul, e seguiremos divulgando a nossa cidade, porque temos que continuar lembrando as pessoas de como Balneário Camboriú está, das novidades, que é uma cidade que se renovou, um destino com atrativos para aproveitar entre sete e 10 dias, com uma praia alargada… uma nova Balneário! Apresentamos a nossa cidade em eventos pelo Brasil e exterior de uma forma que a pessoa não vai querer vir, passar dois dias e ir embora, e sim que queira estar, viver Balneário Camboriú e é um trabalho que precisa ser feito sempre”, acrescenta.

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, vê que o crescimento no movimento do turismo no ano de 2022 está bastante atrelado ao turismo de eventos, que movimentou a cidade ao longo do ano. Já sobre o verão, ele pontua que Balneário mostra todo o seu potencial, com as belezas naturais e a nova Praia Central como ‘carro-chefe’. “O sucesso do verão é perceptível pela chegada dos ônibus. Vieram ônibus de 20 estados brasileiros neste verão, mostrando que Balneário Camboriú atrai pessoas de todas as localidades. Do dia 1º ao dia 20 de janeiro/2023, chegaram em Balneário mais de 900 ônibus de turismo, e o que nos chamou muita atenção foi que 52% deles eram do Mercosul, entre paraguaios, argentinos e uruguaios, que são hoje os nossos três principais emissores”, informa.

Velasques salienta que a expectativa é de que os bons números se mantenham, estendendo a temporada até março. “Os números estão bem positivos, refletem e comprovam a nossa boa ocupação na hotelaria. Estamos atraindo novos turistas, o que é um reflexo da questão do alargamento da praia, da posição da cidade e da divulgação do destino. Temos um planejamento junto ao BC Convention e, além da divulgação em feiras de turismo, também vamos buscar atrair o empresário investidor, assim como o prefeito Fabrício Oliveira fez em Dubai, mostrando os potenciais de Balneário, tendo esse olhar diferenciado, voltado para o business também”, pontua, lembrando que a partir deste ano a Secretaria de Turismo terá agência de publicidade própria, conseguindo assim investir mais em publicidade, e com um orçamento total maior – de R$ 4 milhões para R$ 12 milhões. “Conseguiremos promover o destino com mídia fora, no Airbnb, Booking, Decolar, dentro de aeroportos, shoppings… Balneário Camboriú estará entrando muito forte em outras localidades, como nunca antes fizemos, de fato nos posicionando”, completa.

Click CamboriúTurismoRetomada do turismo de BC é consolidada por recorde de ocupação hoteleira...
PUBLICIDADE

Últimas notícias