• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem diversos roteiros para projeto da Epagri

Na tarde de segunda-feira, 14, em reunião realizada entre o município de Balneário Camboriú e a Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) sediada no bairro da Barra, foram esclarecidos novos itens do projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) proposto pela Epagri e que vem sendo desenvolvendo há quase um ano em quatro municípios da região – Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Itapema. No encontro, foi apresentada a identificação (sugestão) dos roteiros em Balneário Camboriú que podem ser incorporados ao plano de desenvolvimento do DTS.

Foram citados para o integrar o roteiro, um engenho de farinha de mandioca localizado no bairro de Taquaras, os ranchos de pesca das praias da Costa Brava, a Escola de Arte e Artesanato do bairro da Barra, o projeto Mãos da Barra, a centenária Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso(Barra), os costumes culturais antigos do Terno de Reis e do Boi-de-Mamão, entre outros atrativos que podem fazer parte do DTS. Os responsáveis pela maioria dos atrativos sugeridos já estão sendo contatados pelos participantes do projeto. O DTS é um planejamento da Epagri, que vem recebendo reforço dos municípios através de ideais e de disposição para ser colocado em ação. A reunião contou com a presença de funcionários da Epagri, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), Secretaria de Inclusão Social do Município, Escola de Arte e Artesanato da Barra (pertencente à FCBC) e ainda por representante do projeto Mãos da Barra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vale lembrar

O projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) na Zona Costeira, desenvolvido pela Epagri, é uma proposta para desenvolver os municípios turística e economicamente, valorizando a cultura, as tradições, a agricultura e a pesca. Os encontros iniciaram em meados de 2009 com oficinas de capacitação, e neste ano propõe criar uma agenda de eventos comum entre os municípios, construir roteiros turísticos alternativos, além de receber dois eventos com abrangência internacional: um seminário de desenvolvimento sustentável para a troca de experiências entre países latinos – que provavelmente irá acontecer em Bombinhas – e ainda uma feira territorial que envolva os setores do turismo, da cultura e da economia dos quatro municípios participantes do projeto, que deve acontecer em Balneário Camboriú.

O público alvo são os pescadores artesanais, agricultores, proprietários de equipamentos turísticos e de hospedagens, secretarias de turismo, entidades da cultura e de desenvolvimento econômico, artesãos entre outros relacionados. Os objetivos principais são despertar o interesse da comunidade para as possibilidades do turismo de base comunitária; a identificação da identidade cultural de cada grupo e os grupos convergentes com esta proposta; e como o turismo pode potencializar as atividades locais. O projeto é do engenheiro agrônomo da Epagri Sérgio Pinheiro. Ele explica que a intenção da Epagri é integrar cada setor e cada região participante, para que haja troca de experiências, preservação histórico-cultural, e para que aconteça o desenvolvimento entre elas e se alcance o turismo que beneficie a todas as comunidades.

A próxima reunião do grupo – desta vez com todos os municípios integrantes do projeto – está agendada para o dia 14 de julho, e nela deverão ser apresentadas as sugestões de roteiros de cada cidade e esclarecidas novas dúvidas dos participantes, como os apoios financeiros e a participação que cada município deverá empregar para que o DTS se torne realidade

Click CamboriúTurismoBalneário Camboriú tem diversos roteiros para projeto da Epagri
PUBLICIDADE

Últimas notícias