• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Verão ameno atrai grupos de terceira idade a Balneário Camboriú

De cada cem visitantes dos meses de março e abril em Balneário Camboriú, acredita-se que 60 a 70 deles sejam pessoas com mais de 55 anos. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico que, na tarde de sábado, 27, recepecionou um dos primeiros grupos da faixa etária conhecida como “terceira idade”, que chegaram ao litoral voltados para aproveitar um verão mais ameno, menos agitação na praia e todas as atrações que Balneário Camboriú oferece não só na temporada, mas durante o ano todo e para toda a família.

O grupo de Vicentina, do Estado do Mato Grosso do Sul, formado por 80 idosos, veio acompanhado do prefeito Marcos Benedetti Hermenegildo, da assessoria de imprensa, chefia de gabinete e pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Vicentina. A comitiva foi recebida pela direção geral da Sectur e pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Balneário Camboriú e muitos dos seus integrantes não conheciam o mar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vicentina tem pouco mais de 6 mil habitantes, mas leva adiante uma meta de trabalho imprescindível para o Governo Municipal: o de valorizar pessoas da terceira idade, através do projeto Conviver.  O prefeito explica que desde 1995 conhece a cidade e sempre que pode passa o verão aqui, e por perceber que Balneário tem estrutura diferenciada para atender pessoas de mais idade, trouxe o grupo no ano passado pela primeira vez. A viagem faz parte das atividades do Conviver, que mantém três vezes por semana, ações que dão maior autoestima aos idosos, como dança, música, informática e jogos e uma viagem anual.

“Uma vez por ano, pelo projeto Conviver, nossos idosos ganham uma viagem paga pela Prefeitura de Vicentina. Eles já estiveram em Bonito, Campo Grande e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e em 2009 iniciaram viagens interestaduais, a começar por Balneário Camboriú. Em 2010 a intenção era levá-los para conhecer outro recanto brasileiro, mas na hora da votação, todos disseram querer voltar para o município do litoral centro-norte catarinense”, pontua Marcos Benedetti.

“As pessoas de Balneário Camboriú atendem muito bem . A gente pode perceber que a infraestrutura da cidade, a limpeza, a segurança melhoraram muito, mas o atendimento à terceira idade é diferenciado e muito bom. Balneário Camboriú está de parabéns”, analisa o prefeito. “Para quem conhece outras praias, Balneário Camboriú, com certeza, fica em primeiro lugar”. Marcos diz que apesar do movimento encontrado na cidade, ela oferece segurança e respeito no trânsito. “Conheço cidades com menos habitantes, que tem trânsito bem mais complicado”.

O grupo está em uma pousada da rua Holanda e prefere sair pela cidade a pé, para poder conhecer melhor o comécio. Fica na cidade até a quarta-feira(3), e irá passear de escuna, subir ao Cristo Luz, andar pelo molhe da Barra Sul e pelas passarelas do Pontal Norte. O objetivo é voltar nos próximos anos para explorar ainda mais o município.

O diretor de Turismo da Sectur, Ademar Schneider, disse que a Sectur tem uma estrutura diferenciada e modelo para fornecer informações aos turistas. Através do Portal de Informações Turísticas (PIT), eles tem acesso ao mapa da cidade, aos eventos que estão sendo realizados, os passeios e pontos turísticos.  “Agora, a intenção é atuar na forma de interagir ainda mais para que possamos buscar informações com os grupos que estão chegando e levantar questionamentos e a necessidade dos nossos turistas, para melhorar a cidade para recebê-los”, explica Ademar, sobre o receptivo ao grupo na própria pousada em que estão hospedados.

Entre março, abril e maio, anualmente, Balneário Camboriú apresenta atividades voltadas à terceira idade, como ginástica na praia, shows interativos em palcos da praia, um grande evento internacional no mês de abril, passeios, bailes, casas de shows e dança e ainda talentos culturais em promoções particulares.

Valorização ao idoso

Segundo a secretária de Assistência Social, Elenice Biagi de Amorim Barros, as viagens são de grande importância para a Prefeitura, porque a terceira idade, dentro da visão do Poder Público, é a “melhor idade”. “Essas pessoas se encontram, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade social e muitas são carentes. Se depreciam, muitas vezes, porque acreditam não serem mais úteis, aí elas integram o grupo Conviver, onde se encontram, realizando atividades físicas, artesanais, informática, todas as segundas, terças e quintas-feiras. Nos temos uma equipe que acompanha, com enfermeira, psicólogo, assistente social e temos um trabalho sério com eles. Muitos recuperaram a autoestima através do projeto”.

Para Elenice, Balneário Camboriú é uma cidade muito receptiva. “Estamos aqui pela segunda vez e fomos muito bem tratados, e soubemos que aqui o prefeito Edson Piriquito também mantém esse trabalho, pela Secretaria de Inclusão Social. O prefeito Marcos e a primeira dama, Sandra Brigatti Dias Benedetti, tem olhos voltados para esse projeto”, complementa.

De fato, experiência igual tem Balneário Camboriú, que atualmente mantém mais de 20 grupos desta faixa etária, coordenados pela Secretaria de Inclusão Social e que inclusive tem sua sede de atividades sociais: a Casa da Sogra, no Bairro dos Municípios.

O proprietário da pousada, Osnildo Moser, também qualificou Balneário Camboriú. “Não só o idoso, mas o turista é muito bem tratado, dentro ou fora da temporada. Nós temos que fazer isso, porque é a nossa indústria. Toda a cidade tem que fazer o seu papel, em prol do turismo, inclusive, nossas crianças, em escolas, tem que aprender desde cedo a colaborar com esse trabalho”, finalizou Moser complementando que “a temporada foi excelente”.

Click CamboriúTurismoVerão ameno atrai grupos de terceira idade a Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias