• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Governador garante apoio a Balneário Camboriú

O governador Luiz Henrique anunciou, nesta terça-feira (2), no Hotel D’Sintra, em Balneário Camboriú, que o Estado vai apoiar a Prefeitura nas despesas com os 1.700 turistas chilenos cuja parte ainda permanece em hotéis do município após o encerramento de seus pacotes turísticos.

Ele informou ao prefeito Edson Piriquito que vem mantendo contatos com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) para que assuma as despesas, mas se isso não ocorrer vai enviar uma media provisória à Assembléia Legislativa garantindo o recurso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“O prefeito Edson Piriquito teve uma iniciativa muito louvável ao assumir a responsabilidade dessa questão e hoje viemos aqui para garantir que nada falará a esses turistas”, afirmou. “Desde que viu avisado pelo prefeito da situação já iniciei contatos com outras autoridades e hoje estou aqui para prestar a minha solidariedade e garantir o apoio”, completou.

Acompanhado do secretário de Turismo, Gilmar Knaesel, do cônsul geral do Chile, em Porto Alegre, Guilhermo Martinez, do representante do Itamarati, Abelardo Arante, e do cônsul honorário do Chile, em Florianópolis, Joarez  Rigon, ele enfatizou as boas relações de Santa Catarina com o Chile e elogiou a atitude do município de Balneário Camboriú.

Parceria destacada

O prefeito Edson Piriquito fez um relato ao governador da situação e destacou o fato de ter sido prontamente atendido pelo Governo do Estado. “Desde o início dessa crise estamos em contato com o governador e deixando-o ciente das atitudes e que estamos tomando, sempre contando com seu  integral apoio”, afirmou o prefeito.

Ele agradeceu o empenho do governador e sua preocupação de estar em balneário Camboriú para verificar a situação. “Graças a Deus, com a liberação do aeroporto no Chile, a situação começa a se normalizar, mas sabíamos que poderíamos contar com o nosso Governo”, declarou Edson Piriquito.

Piriquito fez questão de frisar a parceria das agencias de viagens, dos operadores de turismo e dos hotéis que colaboraram com o município. “Nossa equipe do setor de turismo negociou com cada hotel, buscando um preço menor, porque além de atender nossos irmãos chilenos,também precisamos preservar o dinheiro público”, enfatizou.

Para ele, Balneário Camboriú fez a diferença ao amparar esses turistas. “Enquanto em outras cidades a televisão mostrou os chilenos jogados a sua própria sorte, em Balneário Camboriú foi diferente, porque eles foram tratados como”cidadãos locais”, argumentou.

A prefeitura ainda não possui o valor que será gasto com a permanência dos turistas, já que alguns começaram a voltar para o Chile. “Depois que todos se forem é que teremos o valor real do quanto iremos gastar e então repassaremos um relatório  ao Governo do Estado e à Câmara de Vereadores”, finalizou.

Agradecimento emocionado

Durante a reunião com o governador o turista chileno Jovino Tapias fez um agradecimento emocionado às autoridades locais. Ele destacou que apesar da apreensão por causado terremoto em seus país, estavam recebendo um tratamento especial de Balneário Camboriú.

Falando em nome dos demais turistas, ele disse que não levará de Balneário Camboriú   apenas a imagem das riquezas naturais, mas que descobriu a maior riqueza do povo brasileiro que é sua solidariedade.

Prefeitura de Balneário Camboriú

Assessoria de Imprensa

Fotos: Rafael Weiss – SC/02094-JP

Click CamboriúTurismoGovernador garante apoio a Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias