• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem recorde em número de visitantes

O mês de janeiro foi de grandes resultados para o setor de turismo de Balneário Camboriú. Apesar de alguns grupos internacionais terem deixado de vir a cidade, principalmente argentinos por causa da desvalorização do peso frente ao dólar e, consequentemente, ao real, brasileiros, paraguaios, uruguaios, de outros países da América do Sul e até mesmo do país vizinho, que não se abateram com a crise, lotaram as praias da cidade, tanto que os números recebidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de visitantes que vieram por ônibus de turismo e a demanda turística de acordo com a coleta domiciliar de resíduos foi maior que o mesmo período de 2009. Os números indicam ainda para um público mensal recorde, jamais anotado na história de Balneário Camboriú.

O último mês fechou com o número de turistas acima de 800 mil. A demanda aponta para um público visitante de 818.055 pessoas, sem contar os cerca de 130 mil moradores fixos da cidade. Em 2009, janeiro havia alcançado 737.767 turistas; em 2008, esse número foi de 717.161 e em 2007, de 705.052. Já no ano de 2006, o primeiro mês do ano havia fechado com 633.869 visitantes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para o diretor de Turismo, Ademar Schneider, se não fosse a desvalorização do câmbio argentino, certamente os números teriam alcançado o aumento de 20%. “Chegamos a um resultado excelente e o público paraguaio representou um acréscimo de cem por cento. Isso devemos a um novo conceito de divulgação, com uma mídia mais abrangente, trazendo um público diferenciado que veio à cidade com automóvel próprio, alugando casa ou apartamento”, esclarece Ademar. O hoteleiro José Kleine Busckstegge afirma que não pode reclamar da grande procura por apartamentos e casas, pois em seu estabelecimento a procura também foi grande.  “Tivemos um aumento de 20% em relação à temporada passada, mesmo com a diminuição dos argentinos. Os particulares fizeram a diferença, com acréscimo de pelo menos 30%”, afirma. Particulares são chamados pelo setor de turismo, aqueles que vem em veículo próprio.

Ônibus de turismo

Pelo Portal de Informações Turísticas passaram em janeiro de 2010 o total de 988 ônibus, com 38.687 visitantes. Desse montante, 36.261 pernoitaram na cidade, sendo que a maioria foi de brasileiros: 18 mil turistas. Os argentinos ainda lideram o total de turistas vindos de outros países do mercosul, com  12.032 visitantes.  Na sequência, estão os paraguaios: 5.316, os uruguaios: 1.715 e chilenos: 1.511, entre outros. A média de permanência registrada é de seis dias, sendo que entraram na cidade 32 ônibus por dia, também em média.

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
FOTOS: Créditos: Silvia Bomm
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3267-7022

Click CamboriúTurismoBalneário Camboriú tem recorde em número de visitantes
PUBLICIDADE

Últimas notícias