• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Começa a retirada da decoração natalina em Balneário Camboriú

Um galpão de 2 mil metros quadrados, localizado próximo ao centro da cidade, irá abrigar, a partir desta quarta-feira, 13 de janeiro  até o próximo Natal, a decoração natalina que começa a ser retirada em Balneário Camboriú. O projeto Brilhos de Natal, realizado em sua primeira edição através da parceria entre Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com apoio da iniciativa privada, será desmontado depois de encantar crianças e adultos, moradores e turistas por mais de 30 dias. Somente na Casa do Papai Noel, no Pontal Norte, foram registradas assinaturas de aproximadamente 40.500 visitantes, demonstrando o sucesso da promoção que já começa a ser preparada para o Natal de 2010.

Conforme explica o presidente da CDL, Altamir Teixeira (Miro), o Brilhos de Natal teve grande aceitação da comunidade. “Houve reciprocidade do empresariado, que, quando percebeu a grandiosidade da campanha, entendeu que deveria participar. O projeto só recebeu elogios. Todos os depoimentos que tivemos nos apontou para uma grande aprovação dos moradores e turistas”, analisa Miro, complementando que as assinaturas registradas na Casa de Noel iniciaram no terceiro dia após ser aberta. “Por isso acreditamos que a visitação tenha sido muito maior, até porque muitas pessoas não assinaram o livro de visitas”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira decoração a ser retirada será a da Vila do Noel, na Praça Tamandaré, e os arcos enfeitados do Calçadão da Avenida Central. Logo depois, será desmontada a Casa do Papai Noel. Na sequência,  a Fábrica de Brinquedos da Barra Sul e, por fim, a decoração de cerca de 390 árvores da Avenida Atlântica e a iluminação dos quiosques da orla. O material será levado ao local de armazenamento que, por ser um grande galpão, receberá não apenas a decoração do Natal de 2009, que será reutilizada no final de 2010, mas também irá armazenar o que será produzido e adquirido para a segunda edição do Brilhos de Natal.

Escola de Natal

E por falar em produção para o próximo Natal, uma outra informação positiva foi dada pelo presidente da CDL e confirmada pela Prefeitura de Balneário Camboriú. O Brilhos de Natal também serviu para que o dirigente da CDL, em viagem com o prefeito Edson Renato Dias

(Piriquito) e o vice-prefeito e secretário de Turismo Cláudio Fernando Dalvesco a Gramado – cidade que tem um dos natais mais bonitos do Brasil – tivessem a idéia de criar a Escola de Natal. Nela, estudantes e pessoas da comunidade irão confeccionar novos enfeites de Natal durante o ano todo, usando também materiais recicláveis.

Com isso, além de aumentar o material decorativo, quem trabalhar na Escola de Natal irá aprender uma profissão, e com a capacitação, a escola passa a ter sua função social de grande importância para a economia do município e de famílias da comunidade. Ainda segundo informou Miro, a Escola de Natal terá coordenador e parcerias, as quais poderão ser com secretarias municipais, escolas, entidades, entre outros. “Quem sabe, essa entidade nova poderá constituir uma instituição sem fins lucrativos e assim irá poder firmar convênios com empresas, buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, e a Prefeitura, ao final do ano, não precisará repassar recursos à CDL, e sim diretamente à entidade.  O projeto poderá ser custeado de várias maneiras, não apenas com verba da Prefeitura, além do trabalho social que estará realizando”, acredita o presidente da CDL.

O vice-prefeito e secretário de Turismo Dalvesco lembra que o forte do turismo de Gramado era o frio dos meses de inverno, e que nem sempre ofereciam a tão esperada neve. “Depois de criado o Natal Luz, a cidade passou a ter em dezembro, seu movimento mais forte de turismo. E isso queremos fazer aqui. A gente sabe que não acontecerá em curto prazo, mas estamos começando, e muito bem, a fazer do nosso Natal um grande atrativo turístico para a cidade”, declara Dalvesco. A intenção é aumentar a temporada, que até 2008 iniciava forte após o Natal, em pelo menos mais 30 dias.

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Silvia Bomm – Legenda: Vila do Noel será a primeira decoração a ser retirada e armazenada
(47) 3267-7022

Click CamboriúTurismoComeça a retirada da decoração natalina em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias