• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Semáforos inteligentes fazem gestão do tráfego automaticamente conforme a demanda de veículos em BC

A aquisição dos equipamentos teve o investimentos de R$ 250 mil

Balneário Camboriú conta agora com semáforos inteligentes. A novidade, implementada pela Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), em três pontos da cidade, entraram em operação, de forma regular, neste sábado (09). A aquisição dos equipamentos envolve investimentos próprios da ordem de R$ 250 mil.

A ferramenta prevê assegurar a mobilidade nas regiões abrangidas, ao viabilizar maior fluidez e segurança ao trânsito local, que terá a gestão do tráfego realizada de forma automática e em tempo real conforme a demanda de veículos. Assim, os ajustes nos ciclos semafóricos desses controladores vão acontecer de forma autônoma, com apoio de câmeras e da inteligência artificial, e a via com maior demanda passará a ter prioridade de tempo (de abertura do semáforo) sem a necessidade de intervenção humana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os equipamentos recém-instalados estão em fase de teste, para verificação técnica, em dois pontos da Avenida do Estado – um em frente ao Audi Center (Balneário Camboriú sentido Itajaí) e outro próximo ao Boca Mafra (Itajaí sentido Balneário Camboriú) – e na Avenida Alvin Bauer, no cruzamento dela com a Avenida Central, que ainda dispõe de no-break – um sistema adicional acionado pela falta de energia eventual na região. A escolha dos pontos referidos atende a resultados de estudos e de monitoramento do tráfego, que acusaram mobilidade reduzida nesses trechos.

“Cada vez mais o trânsito de Balneário Camboriú precisa de modernidade e investimentos para melhorar a fluidez e principalmente a segurança dos pedestres. Esses semáforos inteligentes, com tecnologia de última geração, são apenas mais algumas ações de nosso Plano Integrado de Mobilidade Urbana que estamos em fase de implantação para deixar nossa cidade preparada para o constate aumento de fluxo”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Click CamboriúTrânsitoSemáforos inteligentes fazem gestão do tráfego automaticamente conforme a demanda de veículos...
PUBLICIDADE

Últimas notícias