• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Circulação de ônibus de turismo: fiscalização nas rotas da cidade

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) em parceria com o Trade Turístico realizou uma reunião na tarde de segunda–feira (11), onde foi pontuada a importância de todos estarem envolvidos nas questões pertinentes ao trânsito e principalmente aos ônibus de turismo que circulam pela cidade nesta época do ano.

Segundo o diretor da Secretaria de Turismo, Ademar Schneider, foram realizadas outras reuniões no ano passado, porém, esta especificamente serviu para formar uma parceria entre os hoteleiros e pessoas que trabalham diretamente com os ônibus de turismo, ligadas ao comércio em geral. “Precisamos unir forças e dividir responsabilidades, pois esse é o primeiro passo de um trabalho no qual iremos cobrar também atitudes

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

diretamente desses comércios”, disse o diretor.  Um exemplo são os hotéis que podem ajudar nas ações de conscientização, para que os bolsões de ônibus em frente aos estabelecimentos sejam ocupados de acordo com a Lei de trânsito 2712, para carga e descarga, e que não sejam usados para veículos de passeios”, analisa. Ademar complementa que essa agilidade com relação às vagas e à desocupação rápida da área de embarque e

desembarque de passageiros, ajudaria muito no processo de tráfego dos veículos em geral, em toda a cidade.

O Projeto Praia Limpa também foi citado como referência, já que a cidade é dividida em cinco regiões, sendo que cada uma é representada  por uma cor. O mesmo sistema, utilizando as mesmas cores, será usado para os ônibus que irão receber selos coloridos de acordo com a região na qual trafegam, com o objetivo de que, conforme a sua área de localização, o veículo não poderá  transitar nas demais áreas. Essa ação vai fazer com que os agentes de trânsito tenham maior facilidade em fiscalizar e também com isso melhorar significativamente o trânsito de ônibus de turismo.

Na reunião, o gestor do Fundo Municipal de Trânsito(Fumtran), Jaime Aldo Mantelli, explicou sobre as rotas de ônibus e disse que a partir de agora serão tomadas as devidas providências com relação à fiscalização.  “Temos que disciplinar essas pessoas e o trânsito, visto que cada um tem seu interesse, o taxista tem um, o hoteleiro tem outro, e assim por diante”, exemplificou o gestor que ainda falou sobre os projetos que estão em andamento e os que serão implementados para as melhorias do sistema viário, como duas idéias que foram apresentadas pelo trade na reunião e serão colocadas em prática ainda nesta semana.

A primeira, a elaboração de um panfleto que terá a função explicativa, de como se apresenta a lei 2.712 e suas determinações, como a função das rotas de ônibus de turismo, e que será distribuído aos hoteleiros. A segunda, a elaboração da recomendação de procedimentos a serem adotados, objetivamente, pelos funcionários dos hotéis, no momento do embarque e desembarque do veículo de turismo. As duas propostas serão confeccionadas antes das próximas reuniões entre o trade e o Poder Público.

Estiveram presentes no evento entidades ligadas ao setor, como o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares – Sechobar, representado pela presidente Olga Ferreira, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região – Sindisol, representado por Álvaro Koenig, o presidente do Convention & Visitors Bureau Com Vida, Cimélio Pereira; e o Poder Público esteve presente com o secretário de Segurança Adelcio Bernardino e o secretário do Meio Ambiente André Ritzmann, e o gestor Mantelli, além das demais autoridades ligadas ao trade turístico.

Daiane Louise Basso, estagiária de Comunicação Social
sob supervisão profissional Rafael Weiss (DRT 2094-SC)
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122

Click CamboriúTrânsitoCirculação de ônibus de turismo: fiscalização nas rotas da cidade
PUBLICIDADE

Últimas notícias