• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Parque Central: manifestações e protestos cercam o mega projeto

Com roupas pretas e portando cartazes e faixas manifestantes expressavam suas insatisfação com o projeto que passaria em cima de suas casas

Desde que o Projeto de Parque Central foi anunciado pelo prefeito Fabrício Oliveira durante uma reunião pública do novo Plano Diretor em 2 de outubro de 2023, o projeto virou alvo de questionamentos e especulações e desencadeou um movimento chamado ‘NÃO AO PARQUE CENTRAL’, integrado por moradores e comerciantes da região da 4ª Avenida, que são contra a venda de seus imóveis para a construção do parque.

Protestos

A falta de informações precisas referentes à obra provocou manifestações de moradores da região onde o parque está programado para ser construído.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na manhã deste sábado, 04, os moradores realizaram uma manifestação na 4ª Avenida. Com roupas pretas e portando cartazes e faixas manifestantes expressavam suas insatisfação com o projeto que passaria em cima de suas casas.

Essa é o segundo protesto que os moradores realizam contra o parque, o primeiro ocorreu no dia 21 de outubro.

De acordo com Naifer Neri, um dos organizadores da comissão organizadora da Quarta Avenida, para a construção do parque seria necessária a desapropriação de quase 2.000 unidades imobiliárias da região. “A princípio é tudo perfeito, área verde no Centro da cidade, um contraste com os prédios de concreto, semelhante ao Central Park de NY, quebra de “muros sociais”, contudo, na região temos famílias, pessoas, comércio, empreendedores, exatamente isso não vem sendo respeitado, então vamos continuar mobilizados, lutando por nossas casas, negócios, por nossa liberdade de escolher onde viver!”, postou em sua redes sociais.

Vereador Lucas Gotardo convocou prefeito para apresentar projeto do Parque Central na Câmara

No dia 19 de outubro, com o objetivo de promover um diálogo direto entre os moradores e a administração pública de Balneário Camboriú, o vereador Lucas Gotardo (NOVO) protocolou um requerimento na Câmara de Vereadores, convocando o Prefeito Fabrício de Oliveira ou o Secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária, Rubens Spernau, na Câmara, para apresentar o projeto do Parque Central e esclarecer dúvidas a respeito da obra.

O requerimento tem como justificava a relevância da matéria, visto que o projeto do Parque Central, não foi debatido com a comunidade, principalmente com os moradores da referida área.

No dia 25 de outubro, o requerimento foi arquivado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, David La Barrica, em virtude de não ser cabível a convocação ao prefeito municipal, conforme art. 30 da Lei Orgânica do Município de Balneário Camboriú.

Manifestação na Câmara de Vereadores de BC

Na última reunião do Plano Diretor de Balneário Camboriú no dia 27 de outubro, moradores da região da Quarta Avenida estiveram na Câmara de Vereadores de BC para protestar contra o parque.

Os integrantes da comissão organizadora da Quarta Avenida emitiram um anota pós a reunião: Fomos surpreendidos com o Decreto 11.442/2023, publicado na data de hoje, que trata sobre Parques no Município de Balneário Camboriú, demonstrando claramente um ato do Executivo Municipal em buscar a distorção dos fatos. Inclusive especificando a previsão de implantação do Parque da 4ª Avenida (Parque Central BC).

Percebemos que existe uma insatisfação dos Delegados Não Governamentais com andamento dos trabalhados da divisão do Plano Diretor, resultando em criação de câmara técnica para transparência nos trabalhos da revisão do PD.

Desta forma, iremos realizar o estudo do decreto e bem como da criação da câmara técnica para análise do Plano Diretor, a qual estaremos participando da reunião de trabalho na próxima segunda-feira (30) na sede da OAB/BC para tomada de decisões. Em relações as ações judiciais, entendemos a angustia dos moradores, sendo de livre iniciativa o ajuizamento. Contudo, esclarecemos que o Ministério Publico é órgão fiscalizador dos processos relacionados ao Plano Diretor, o qual já foi solicitado parecer e acompanhamento das diretrizes do PD. Continuamos mobilizados na busca incansável na proteção das nossas propriedades.”

O Parque Central

A proposta do Parque Central que tem como referências como os parques Ibirapuera, em São Paulo, Barigui, em Curitiba, e o homônimo Central Park, em Nova Iorque. Conforme o projeto, o Parque Central terá cerca de 400 mil m2 e vai ligar o Bairro dos Municípios com o Centro da cidade. De acordo com a prefeitura, a proposta inicial é que o parque englobe a área entre a Rua 2550 e siga até a Rua 902 ou 904. Nesse ponto ele passará pela 4ª Avenida, por um trecho da Avenida do Estado, e atravessará a BR-101 por cima, até chegar ao Bairro dos Municípios.

Click CamboriúPolíticaParque Central: manifestações e protestos cercam o mega projeto
PUBLICIDADE

Últimas notícias