• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cinquentenário da Câmara de Vereadores é comemorado em Sessão Solene

Antigos servidores e os em atividades e o único vereador vivo da primeira Legislatura, receberam uma placa de homenagem

PUBLICIDADE
(Márcio Gonçalves / divulgação)
(Márcio Gonçalves / divulgação)

Neste domingo (15) a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú completa 50 anos. Durante a noite de quinta-feira (12), uma Sessão Solene foi realizada para comemorar esse momento histórico do Poder Legislativo Municipal.

Além do lançamento do Selo Postal dos Correios, foi realizada a cerimônia de obliteração da Mala Filatélica, peça integrante da emissão de correspondências. Durante um mês todas as cartas enviadas pela agência de Balneário Camboriú para qualquer região do país e do mundo, serão carimbadas com o carimbo comemorativo ao cinquentenário da Câmara de Vereadores. Após este período, a peça integrará o acervo do Museu dos Correios, em Brasília.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A obliteração foi feita primeiramente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Probst (PMDB), seguido do secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária, Fábio Flor, que no ato representou o prefeito Edson Renato Dias; de Janaina M. Fachini, que representou a ex-vereadora Iolanda Achutti; do ex-vereador Fernando Humberto Delatorre e da ex-vereadora Remi da Silva Osório.

O diretor Geral dos Correios, Paulo Oliveira de Andrade, destacou a importância do Selo e da parceria entre a Câmara de Vereadores e a empresa. “Para nós é motivo de orgulho participar desse momento, pois Balnéario Camboriú é referência para o estado e para o nosso país”, disse Paulo.

Assista aqui o vídeo institucional dos 50 anos da Câmara de Vereadores.

Antigos servidores e os em atividades e o único vereador vivo da primeira Legislatura, receberam uma placa de homenagem, por contribuírem significativamente com a instituição. Dos servidores homenageados foram: Denise Lopes Prates, 1ª servidora concursada a tomar posse; Dulcinéia Leme, auxiliar de secretaria em 1967; Elias Silveira, 1º assessor de imprensa da Câmara; Eucil Luiz da Silva, auxiliar de secretaria em 1987; Flavio Feijó da Silva, guarda patrimonial que atuou por 32 anos na Câmara; Hideraldo Belini Demonti, representando a irmã Ilse Teresinha Althoff, em escriturária datilógrafa; José Augusto Heil, diretor da contabilidade em 1972; Moacir Schlup, assessor jurídico de 1973 a 2001; Nanny Horstmann, agente de recepção, manutenção e servente; Orlando Ritzke, auxiliar de contabilidade e secretário de finanças; Ruy Tortato de Oliveira Junior, auxiliar de secretaria efetivo, que atua no Legislativo há 32 anos e Sérgio da Silva, motorista efetivo da Câmara há 34 anos.

O ex-vereador Álvaro Antonio da Silva, único parlamentar da primeira legislatura vivo, também foi homenageado. Álvaro exerceu mandato de 1965 a 1970. Foi presidente do Legislativo e assumiu o cargo de prefeito em 1969, em virtude da morte de Higino Pio. Em sua fala, emocionado, agradeceu o reconhecimento. “Só podemos agradecer a esta homenagem, muito justa a todos que por aqui passaram e deram a sua contribuição” concluiu.

“Sonho que se sonha só, é apenas um sonho, mas quando sonhamos em conjunto realizamos algo muito melhor e esta casa trabalha em conjunto para fazer Balneário Camboriú cada vez melhor”. Foi com essa frase que o deputado estadualJean Kuhlmann (PSD) definiu o momento.

Fábio Flor, que representou o prefeito Edson Piriquito, reforçou a participação do Legislativo na construção da cidade. “É aqui que acontecem as discussões em torno do desenvolvimento da cidade, com as audiências públicas, com as reuniões, com a participação da sociedade. Que cada vez mais a população participe e que esta Casa esteja aberta para ouvir o nosso povo”, disse Flor.

O presidente da Câmara, Nilson Probst (PMDB), disse que o Legislativo possui uma história marcante e que merece ser valorizada. “O trabalho da Câmara Municipal reflete de forma positiva na defesa da população. São muitas as atuações com objetivo de melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.

Cápsula do Tempo

O projeto da Cápsula do Tempo, em parceira com os Correios, também foi apresentado à comunidade no evento. Todas as pessoas podem participar do projeto enviando sua correspondência. É necessário que seja utilizado um envelope em formato padrão de ofício, com o nome do destinário para “Cápsula do Tempo da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú”, contendo a mensagem escrita em uma folha do tamanho A4. Não será necessário colocar selo no envelope. As mensagens poderão ser entregues na sede da Câmara e na agência dos Correios, localizada na Avenida Brasil, n° 855.

Em um ato especial, durante a sessão ordinária do dia 13 de dezembro, as mensagens recebidas serão depositadas na cápsula, que ficará exposta na sede da Câmara, sendo aberta somente em 2065, quando o Legislativo completará 100 anos.

Área de Convivência Vereador João Kleis

Logo após a Sessão Solene, foi inaugurada a área de convivência “Vereador João Kleis”. Este novo espaço será destinado para a realização de eventos da Câmara e do público geral, especialmente para exposições culturais.

João Kleis foi vereador de 1977 a 1983, presidindo a Câmara por dois anos. Em 2006, recebeu o título de Cidadão Horário de Balneário Camboriú e em 2009 foi acolhido como membro da Academia de Letras do município, ocupando a cadeira número 32. Na sua trajetória profissional, exerceu também as atividades de comerciário, contador, administrador, corretor empreendedor e consultor jurídico. Kleiss participou de diversas ações em prol do desenvolvimento da região.

Durante o ato, a jornalista e escritora Helen Francine declamou o poema de sua autoria “Labirinto dos Sóis” como forma de homenagem a Kleis, que faleceu em agosto deste ano.

Click CamboriúPolíticaCinquentenário da Câmara de Vereadores é comemorado em Sessão Solene
PUBLICIDADE

Últimas notícias