• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadora questiona ações do município de Itajaí para enfrentar enchente

Motivo é a previsão de precipitação acima da média nos próximos três meses, por conta do fenômeno El Niño

Enchente de 2008 em Itajaí

Quais as estratégias de Itajaí para enfrentar uma nova enchente? Este é um assunto que será debatido nesta semana na Câmara de Vereadores. Os questionamentos sobre o preparo do município para enfrentar os impactos das chuvas é da vereadora Anna Carolina Martins (PRB). O motivo é a previsão de precipitação acima da média nos próximos três meses, por conta do fenômeno El Niño que, segundo meteorologistas, é o mais forte dos últimos 20 anos. “Ainda não há alerta de enchente, mas diante de tudo o que já vivemos em Itajaí, é importante se atentar aos detalhes e estarmos preparados, sempre”, explica Anna.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O município, que fica na foz de um dos principais rios catarinense e, historicamente, é afetado pelas águas, já foi pego de surpresa. Em 2008, com uma defesa civil completamente despreparada e inoperante, os moradores não foram sequer alertados do que estava prestes a acontecer.

90% da cidade acabou submersa e maioria das famílias perdeu tudo o que tinha. Naquele ano não havia nada previamente montado e a administração municipal não tinha nem mesmo dados de outras cheias para um comparativo, um estudo aprofundado que pudesse auxiliar na prevenção. Três anos depois, as chuvas voltaram a causar estragos. Desta vez a cidade já estava mais preparada, ainda assim, faltaram abrigos e até mesmo organização para atender os desalojados.

No requerimento Anna questiona, por exemplo, a quantidade e os locais onde ficam os abrigos provisórios, se há capacidade para atender uma demanda semelhante à de 2008, quais os projetos elaborados especificamente para os bairros Santa Regina, Portal e Murta e também qual o número de famílias que vivem em área de risco, entre outras indagações.

“Sabemos que a situação já melhorou, ainda assim, é necessário debater o tema, porque precisamos estar cada vez mais preparados”, afirma a vereadora. Além do requerimento que questiona as ações do município, Anna tem apresentado ao longo do ano propostas para minimizar os impactos de grandes volumes de chuva.

Recentemente solicitou a intensificação da limpeza das bocas de lobo nos locais mais afetados pelas cheias. Outro pedido que, segundo moradores, não foi atendido pela prefeitura, é a limpeza e desassoreamento do Ribeirão Schneider no bairro Fazenda. “Ali existem muitas casas próximas ao ribeirão, ainda assim a prefeitura não faz a limpeza periódica e os moradores sofrem com enchurradas”, explica.

Click CamboriúPolíticaVereadora questiona ações do município de Itajaí para enfrentar enchente
PUBLICIDADE

Últimas notícias