• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadora de Camboriú segue cobrando tratamento contínuo para pessoas com espectro autista

Jane vai fazer um novo requerimento solicitando informações

Divulgação
Divulgação

A Câmara de Vereadores de Camboriú recebeu resposta a um requerimento sobre o atendimento disponibilizado para pessoas com espectro autista.

A autora do requerimento, Jane Stefenn (PSDB), explica que foi procurada por pais que não conseguem tratamento contínuo para seus filhos com a deficiência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A resposta da Prefeitura é de que o encaminhamento é feito para o Centro Especializado em Reabilitação – CER, ligado à Univali e localizado em Itajaí. “O Município de Camboriú, após a triagem na Unidade de Saúde Básica, ou nas escolas, encaminha os pacientes para a devida avaliação e diagnóstico no Centro Especializado em Reabilitação – CER, tendo em vista que é um programa de escolha estabelecido para tratamento e cuidados de pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde”, traz o ofício assinado pela prefeita Luzia Coppi Mathias e a secretária de Saúde, Márcia Freitag.

O requerimento de Jane pedia ainda que caso não houvesse atendimento adequado aos pacientes, qual a posição dos gestores sobre a possibilidade de convênio com a Associação de Amigos do Autista de Balneário Camboriú. “Eles não apresentaram respostas sobre esta possibilidade”, comenta a vereadora.

Jane vai fazer um novo requerimento solicitando informações. “O problema que os pais têm enfrentado é a falta de tratamento contínuo”, diz a vereadora. Agora, ela vai solicitar informações sobre o convênio com o CER, quantos pacientes são atendidos e por qual período.

Gisele Czarnieski busca tratamento especializado para a filha de 14 anos que tem transtorno de espectro autista. A filha já teve acompanhamento de fonoaudiólogos e fisioterapeutas, mas sempre com tratamento limitado em alguns meses. A menina foi encaminhada ao CER, mas o tratamento foi encerrado após um ano porque o local atende toda a região. “Volto a esta cobrança porque estamos falando de um direito das pessoas com espectro autista”, finaliza Jane.

Click CamboriúPolíticaVereadora de Camboriú segue cobrando tratamento contínuo para pessoas com espectro autista
PUBLICIDADE

Últimas notícias