Projeto que permite duas empresas de transporte público em Itajaí é aprovado em segunda votação

Ainda é necessário que o prefeito sancione a lei

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itajaí atingiu a marca de 201.557 habitantes no ano passado.

Com a aprovação em segunda votação do projeto da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), o número é suficiente para que o município possa receber a segunda empresa de transporte público municipal.

A votação ocorreu na noite de ontem e recebeu o voto favorável de todos os vereadores presentes na sessão.

No entanto, para que o novo edital do transporte público permita duas empresas de transporte público, ainda é necessário que o prefeito sancione a lei.

Foi no final do ano passado que Anna protocolou a proposta de emenda que modifica a lei orgânica municipal.

A emenda altera de 220 mil para 200 mil o número necessário de habitantes para permitir que o município abrigue outra empresa, além da que já existe. A intenção é que o serviço seja integrado, mas divido em duas regiões e ofertado por duas empresas.

“Foi uma alternativa que encontramos para tentar solucionar ou amenizar os problemas do transporte urbano que temos em Itajaí, seria uma concorrência indireta e saudável”, afirma Anna. De acordo com a vereadora, a nova empresa pode operar, por exemplo, com micro-ônibus ou vans. “Isso é algo que pode ser estudado e definido através do edital”, explica.

O projeto de emenda à lei orgânica foi aprovado por unanimidade nas duas votações e agora depende da sanção do prefeito Jandir Bellini (PP) para entrar em vigor.