Os vereadores de Itajaí rejeitaram na noite desta quinta-feira (21) o requerimento de Anna Carolina Martins (PRB) que questionava o executivo municipal sobre a implantação de corredores de ônibus. Em pleno mês da mobilidade, quem se dispôs a assistir à sessão da Câmara, ouviu vereadores sendo contrários até mesmo ao debate sobre o tema.

O requerimento foi protocolado no dia 19 de maio e interrogava o executivo quanto à existência de projetos que possam melhorar a mobilidade urbana em Itajaí. O foco dos questionamentos era a implantação de corredores de ônibus. “Hoje a maior reclamação do usuário é o atraso do ônibus. Como vereadora, estou instigando o Poder Público a estudar novas possibilidades”, explica.

A vereadora lembra que as reclamações sobre o trânsito e o transporte público são constantes e que um novo aumento na tarifa está para acontecer. Enquanto a população reclama dos serviços prestados pela Coletivo, a empresa critica a falta de mobilidade e de infraestrutura viária e cita como exemplo a falta de corredores de ônibus.

Hoje a única faixa exclusiva para ônibus fica na Avenida Sete de Setembro, no centro, e não chega a mais de um quilômetro de extensão. O município não tem nem mesmo bolsões para atender os pontos de ônibus. Quando o veículo para, todo o fluxo que segue na mesma pista se obriga a parar e esperar o embarque e desembarque dos passageiros. “E pelo recado dado pela situação no plenário, é bem provável que o executivo não esteja nem mesmo planejando qualquer tipo de mudança neste sentido”, lamenta Anna.

O requerimento que questionava a prefeitura sobre a implantação de corredores de ônibus recebeu nove votos contrários e acabou rejeitado pela maioria dos parlamentares que estava em plenário. Votaram contra a proposta: Antônio Aldo da Sila, o Tonho da Grade (PP), Carlos Augusto da Rosa, o Calinho mecânico (PP), Dulce Maria Amaral (PSD), Fernando Pegorin (PP), José Alvercino Ferreira (PP), Maurílio Moraes (PSD), Afonso Arruda (PMDB), Paulo Manoel Vicente, o Paulinho Amândio (PDT) e Venicio Amorim (PSD).