• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador Claudir Maciel aponta falha na gestão de saúde

O parlamentar sugeriu mudanças para reduzir a fila de espera dos atendimentos devido à falta de médicos

A política adotada para a gestão da saúde pública de Balneário Camboriú foi alvo de críticas do vereador Claudir Maciel (PSD) na sessão dessa terça-feira (24), na Câmara de Vereadores. Ele sugeriu mudanças para reduzir a fila de espera dos atendimentos devido à falta de médicos.

Balneário Camboriú adotou a política de gestão plena dos recursos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos dos pacientes da rede pública, sem a participação do governo estadual. O vereador explicou que esse modelo contribui para ampliar a demanda de pacientes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Claudir Maciel aponta o sistema microrregional de atendimento da saúde como ideal para Balneário Camboriú reduzir a fila de espera, desde que haja uma discussão com outros representantes da Associação dos Municípios da Foz do Rio-Itajaí (Amfri).

“Quem pode fazer esse debate é o prefeito, mas a cidade está sem comando”, lamenta. Para o vereador a decisão do prefeito de retirar Balneário Camboriú da Amfri dificulta o diálogo e vai contra a tendência de uma gestão integrada dos municípios. “Temos a quarta maior economia entre as 295 cidades catarinenses, mas não conseguimos exercer uma liderança regional”, frisa.

Regionalização da saúde

Através da instalação de um sistema microrregional da saúde é possível uma gestão compartilhada dos recursos do SUS para atendimento os pacientes de acordo com as necessidades de cada município da região. Balneário Camboriú sofre atualmente com a falta de médicos nas especialidades clínicas e até nos atendimentos básicos.

Click CamboriúPolíticaVereador Claudir Maciel aponta falha na gestão de saúde
PUBLICIDADE

Últimas notícias