Vereador de Itajaí entrega pedidos da comunidade à presidenta Dilma Rousseff

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Presidenta Dilma em Itajaí - Foto Marcelo Roggia
Presidenta Dilma em Itajaí – Foto Marcelo Roggia

A visita da presidenta Dilma Rousseff (PT) a Santa Catarina, na quarta-feira (27), foi uma ótima oportunidade de solicitar auxílio do Governo Federal em questões importantes para os municípios. Em Itajaí, durante concorrido evento na Univali, o vereador Thiago Morastoni (PT) entregou ofício com quatro importantes reivindicações da comunidade: a conclusão das obras da Via Expressa Portuária; o reinício das obras do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); a valorização dos trabalhadores portuários avulsos; e a mudança da nomenclatura das agentes de atividade em educação para professoras auxiliares.

O documento foi entregue à chefe de Estado, antes da solenidade, e Thiago Morastoni acredita que o reforço nos pedidos é importante. “O próprio prefeito Jandir Bellini, durante seu discurso, falou sobre a Via Expressa Portuária. É uma obra fundamental para a economia de Itajaí, também tenho sido cobrado pela comunidade, e pedi que a presidenta Dilma dê uma atenção especial para reiniciar as obras o mais breve possível”, destaca o vereador.

Solicitação semelhante foi feita com relação ao IFSC, que está com as obras paradas desde 2010, por causa de uma briga judicial. “Como em setembro deste ano a Justiça revogou uma liminar, permitindo que o Instituto Federal contrate uma nova empresa, pedimos o empenho do Governo Federal para agilizar esses trâmites”, explica Thiago Morastoni.

O vereador ainda solicitou para que a presidenta intervenha junto ao Ministério da Educação, no sentido de recomendar para a Prefeitura de Itajaí realizar a mudança de nomenclatura das agentes de educação para professoras auxiliares. “A medida é necessária para se aplicar no município a Lei do Piso Salarial Nacional aos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Sabemos que é uma iniciativa exclusiva do prefeito, mas acreditamos que poderá ser feita, especialmente após o discurso da presidenta Dilma, enfatizando a importância da valorização dos profissionais de educação. Com a mudança, as professoras auxiliares terão acesso a cursos do MEC e ganharam uma série de vantagens e direitos profissionais, que hoje não possuem”, ressalta o parlamentar.

Por fim, Thiago Morastoni pediu a criação de um piso salarial regional para os trabalhadores portuários avulsos, com o objetivo de valorizar a atividade desses profissionais importantíssimos para a economia itajaiense.

Durante a solenidade ocorrida na Univali, em Itajaí, a presidenta Dilma assinou ordens de serviços para obras de prevenção às cheias nas barragens de Taió e Ituporanga e ainda participou de uma cerimônia que marcou a criação da regulamentação do funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs).

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -