- PUBLICIDADE -

Cerca de 87% comparecem às urnas em Santa Catarina

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina terminou a apuração dos votos às 20h39 deste domingo (7). Dos 4.739.345 eleitores do estado, 87,30% compareceram às urnas, ou seja, 4.137.653 votaram para eleger os futuros representantes municipais.

O quadro geral da votação nas 295 cidades catarinenses e os votos dos candidatos sub judice estarão disponíveis no site do TRESC ainda na noite deste domingo.

Os primeiros municípios a conhecerem os seus prefeitos e vereadores foram Pinheiro Preto, às 17h07, e Ibiam, às 17h09, menos de dez minutos depois do fim da votação.

Já os três colégios eleitorais de SC que possuem mais de 200 mil eleitores terão segundo turno, a ser realizado daqui a três semanas, em 28 de outubro.

No maior colégio do estado, Joinville, Kennedy Nunes (PSD), com 41,42% dos votos válidos, e Udo Dohler (PMDB), com 35,52%, foram para o segundo turno. Em Florianópolis, a disputa será entre Cesar Souza Júnior (PSD), que teve 31,68%, e Gean Loureiro (PMDB), que alcançou 27,37%.

Por fim, Blumenau escolherá o seu novo prefeito no segundo turno pela primeira vez, entre Napoleão Bernardes (PSDB), que recebeu 38,68% dos votos válidos, e Jean Kuhlmann (PSD), que obteve 30,75%.

Eleições ocorreram normalmente

Logo após a conclusão da totalização no estado, o presidente do TRESC, desembargador Luiz Cézar Medeiros, comunicou oficialmente o fim dos trabalhos. “Tudo transcorreu dentro do previsto”, destacou. “A sociedade catarinense está de parabéns. Vivemos um pleito que transcorreu na normalidade.”

O corregedor regional eleitoral, desembargador Eládio Torret Rocha, ratificou as palavras do presidente e agradeceu os serviços prestados pelas forças policiais, pelo Ministério Público Eleitoral e pelos mesários, além de ressaltar os trabalhos exercidos pelos servidores da Justiça Eleitoral. “Forneceram um serviço público de qualidade e rapidez”, declarou.

Urnas trocadas

O presidente do TRESC também enfatizou que o número de urnas substituídas, que chegou a 170, ficou dentro do índice de normalidade, de cerca de 1% do total de quase 15 mil urnas usadas na votação, e não interferiu na captação e na apuração de votos.

Os motivos mais frequentes para as trocas foram: falha no terminal do mesário; problemas na tela do terminal do eleitor; e mau funcionamento, quando a urna nem chega a ligar. Os municípios com mais substituições foram Florianópolis (34), Joinville (15) e Blumenau (8).

O desembargador Medeiros salientou que o fato de SC ter aparecido, durante o dia, entre os estados com maior número de urnas trocadas se explica pela eficiência da Justiça Eleitoral catarinense em registrar todas as ocorrências em tempo real, contribuindo ainda mais para a segurança e a credibilidade das informações do pleito. “Os nossos dados são absolutamente confiáveis”, afirmou.

Seis municípios poderão ter novas eleições para prefeito

No fim do comunicado oficial, o presidente do TRESC declarou que há possibilidade de haver novas eleições para as prefeituras de seis municípios porque os vencedores nessas localidades estão com os registros de candidatura indeferidos e receberam mais de 50% dos votos válidos. Eles concorreram sub judice, já que aguardam os julgamentos dos seus recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se o TSE conceder os registros desses candidatos, eles estarão eleitos, mas, se mantiver os indeferimentos, será preciso realizar outro pleito. A lista de municípios nessa situação é composta por: Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma, Presidente Nereu, Tangará e Videira.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.