Balneário Camboriú encerra Operação Veraneio com redução de 35% nos índices de criminalidade

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Tear Escola de Negócios abre novas turmas com aulas aos sábados

Inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Líderes da Tear Escola de Negócios

A Polícia Militar de Balneário Camboriú fecha a Operação Veraneio 2009/2010, que teve início no dia 15 de Dezembro, com saldo positivo. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Cláudio Roberto Koglin, nesta temporada foi registrada uma redução de aproximadamente 35% no número de ocorrências registradas na Central Integrada de Emergências da Polícia Militar.

A cidade recebeu um reforço de 251 policiais militares de diversas cidades do estado. Divididos ao longo dos três meses que duraram a operação, o reforço veio a somar forças com o o efetivo da sede do 12º BPM no combate a criminalidade na cidade. Os policiais do reforço foram distribuídos no policiamento ostensivo a pé, motocicletas e barreiras móveis (Operações Integrada de Trânsito em parceria com os Agentes de Trânsito), além da patrulha motorizada e a bike patrulha. Diariamente foram realizadas barreiras fixas, nas entradas e saídas da cidade, a barreiras móveis que trabalharam de forma itinerante pelos bairros da cidade. A cavalaria da PMSC também se fez presente e reforçou o policiamento na cidade. Outro reforço de destaque foi a presença do Helicóptero Águia da Polícia Militar, que auxiliou as guarnições em várias ocorrências, dando cobertura a partir de uma posição privilegiada.

O comando do 12º BPM informa que, mesmo com o término da Operação Veraneio, policiais de outras cidades continuam vindo reforçar a segurança da cidade, com o objetivo de amparar a demanda de turistas da terceira idade que costumam visitar a cidade no final do verão.

O comando destaca ainda, que a violência na cidade não pode ser medida apenas pelo número de homicídios registrados nos primeiros dois meses no ano. ” É necessária uma análise da questão da segurança como um todo. Os homicídios registrados foram, na maioria, acerto de contas entre criminosos.”, afirma o comandante do batalhão.

Um importante dado a ser analisado é a notável queda no numero de furto de veículos, por exemplo. “Em comparação com o mesmo período do ano passado, tivemos uma queda significativa nas ocorrências envolvendo furto de veículos. Esse ano tivemos uma redução de 61% nos furtos na cidade. Numero que há dez anos não era visto”, conclui o comandante.

Segue um balanço da Operação Veraneio 2009/2010 (até dia 1º de Março):

Nº de ocorrências envolvendo apreensão de drogas 87
Quantidade de cocaína 192 gramas + 11 papelotes
Quantidade de maconha 1.068 gramas + 7 torrões + 17 buchas + 14 cigarros
Quantidade de crack 436 pedras + 195 gramas
Quantidade de Ecstasy 2 comprimidos
LSD 3 micro-pontos
Nº de flagrantes e pessoas conduzidas 958

Comparativo com a Operação Veraneio 2008/2009

2008/2009 2009/2010 PORCENTAGEM
Apreensão de arma de fogo 14 23 Aumento de 64%
Roubos 122 81 Diminuição de 34%
Furtos 462 313 Diminuição de 53%
Furto de veículos 150 58 Diminuição de 61 %
Veículos roubados 7 6 Diminuição de 15 %
Veículos recuperados 44 27 Diminuição de 38%
Total de ocorrências atendidas 13307 14285 Aumento de 7%

COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Saiba onde comemorar o aniversário de Balneário Camboriú

Balaroti realiza no dia 20 de julho uma festa especial para os clientes
- Publicidade -