• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Polícia Federal indicia deputado Dado Cherem por crime eleitoral

Está sob análise da Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina um inquérito da Polícia Federal (PF) que indicia o deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde Dado Cherem (PSDB) por crime eleitoral.

O caso foi investigado pela delegacia de Itajaí e tem relação com fatos ocorridos nas eleições de 2008 em Balneário Camboriú. À época, o tucano disputou a prefeitura do município, mas acabou derrotado por Edson Renato Dias (PMDB).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em gravações de vídeo, o deputado aparece na casa de uma eleitora oferecendo trabalho na campanha eleitoral e supostos benefícios, como vaga em creche e consulta médica.

O inquérito foi encaminhado em setembro de 2009 ao cartório eleitoral de Balneário Camboriú e ao Ministério Público Eleitoral. Os dois órgãos não analisaram a situação e repassaram o inquérito ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), pois Cherem tem foro privilegiado por ser deputado estadual.

Até o momento, o procurador Claudio Dutra Fontella não emitiu parecer sobre a denúncia. Ele foi procurado pela reportagem do Jornal de Santa Catarina nesta terça-feira, mas cumpria expediente no Ministério Público Federal (MPF) e preferiu manifestar-se sobre o assunto apenas quando estivesse no TRE-SC.

A Polícia Federal também não deu detalhes sobre o indiciamento, alegando que o inquérito foi concluído e que cabe à Justiça Eleitoral manifestar-se. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-SC, o código eleitoral prevê pena de até quatro anos de reclusão e multa, quando comprovada compra ou troca de favores por votos de eleitores.

A reportagem teve acesso ao vídeo da denúncia, que tem cerca de 15 minutos. O deputado aparece uma única vez, quando chega à casa da mulher a quem teria oferecido benefícios, acompanhado de dois assessores, um deles candidato a vereador. Uma outra mulher entra na casa minutos depois. No tempo restante, aparecem apenas as mulheres e os dois homens que acompanham o deputado.

Na conversa, as mulheres são convidadas a trabalhar na campanha de Cherem e reclamam de falta de vagas em creches e demora em consultas médicas e odontológicas. Em seguida, o grupo discute formas de encaminhar a solução dos problemas das duas eleitoras.

O que diz o deputado

Dado Cherem confirma que esteve na casa de uma pessoa para contratá-la para trabalhar com ele na campanha eleitoral. Segundo ele, o trabalho não envolvia a troca por votos. Cherem considera as gravações uma armação feita por adversários políticos.

O deputado conta que, assim que soube que estava indiciado, procurou a polícia e promotores para dar sua versão. Ele assegurou que está tranquilo, pois não cometeu crime eleitoral.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Click CamboriúPolíciaPolícia Federal indicia deputado Dado Cherem por crime eleitoral
PUBLICIDADE

Últimas notícias