CRIS LIMA (Vintage Cult) – Camboriú Play #043

Podcast com Cris Lima, guitarrista da banda Vintage Cult

Cristiano Lima, 48 anos, nasceu em Curitiba, no Paraná, onde começou a estudar música com 9 anos de idade na escola de Belas Artes de Curitiba, atual EMBAP.

Aos 13 veio pra Santa Catarina, onde conheceu a guitarra aos 14 em Itajaí. Aos 18, fundou a banda Estatura Mediana na faculdade de Jornalismo da Univali, a qual formou-se em 2005.

Em 2006, após a morte de seu pai, Cris Lima, que também tinha ligações com o esporte e era jogador de futebol, foi morar no Japão, na cidade de Iwata City, quando se desligou temporariamente da banda Estatura Mediana, por 9 meses.

Após voltar, em 2007, a Estatura Mediana lançou dois CDs autorais e um de participação. Fez também participações especiais em CDs de outros artistas, incluindo um trabalho paralelo de dois dos principais músicos da bandas Expresso Rural, chamado “Os Ordinários”, que nunca foi lançado, e um trabalho em prol do meio ambiente pela prefeitura de BC.

A música Andrea, gravada no primeiro álbum da banda Estatura Mediana, ficou em 2˚ lugar no estado de SC durante dois meses. Em 2001 escreveu e gravou o primeiro clipe gravado com o apoio da faculdade de Jornalismo da Univali, o clipe da música ‘A nossa história’, que ficou por 10 meses na primeira colocação da MTV Brasil como bandas novas. Música essa que faz parte do trabalho da Vintage Cult.

Cris também foi apresentador do programa Parabólica Mix na Rede Record, juntamente com Ariane Gonçalves. Viajou por aproximadamente 15 países pelo mundo, incluindo continente americano, europeu e asiático, e tem essa experiência como um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento de um trabalho artístico, além dos mais de 4.500 shows no currículo.

Em 2005, após receber um convite do vocalista Blanch Van Gogh da banda Cogumelo Plutão, Cris Lima decide por acabar a banda Estatura Mediana e buscar novos desafios no Rio de Janeiro, e em seguida, sugeriu que a banda Cogumelo Plutão se mudasse para SC.
No mesmo ano, mais precisamente em Julho de 2005, Cris Lima resolve montar paralelamente à banda Cogumelo Plutão, a banda Vintage Acústico, que em pouco tempo tornaria-se Vintage Cult.

Vintage Cult lançou um álbum autoral chamado “Ontem, Hoje e Sempre” em 2015, que tem o carro chefe, a música A Nossa História, regravação de sua ex banda Estatura Mediana. A Vintage Cult completa 17 anos agora em 2022 e é dona de números incríveis por se tratar de uma banda que mistura covers anos 80’s, 90’s e Indie Rock com música autoral.

A banda possui uma das melhores agendas de banda de rock do sul do Brasil, e já fez shows em lugares inusitados como São Miguel dos Milagres em Alagoas, Boa Vista em Roraima, mas seu itinerário é mais em função de SC.

A formação atual juntamente com os músicos Roney Bass, baixo e vocal e Diego Benvinuti, bateria, tem 13 anos de entrosamento, e a banda já contabiliza uma média de 160 shows ano, tendo feito mais de 2.500 apresentações.