• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cães do K9 atuam em ações educativas e de abordagem

O K9 atua nas escolas com os cães Black e Nutella, com objetivo de aproximar as crianças e adolescentes da GM Municipal

O K9 atua nas escolas com os cães Black e Nutella, com objetivo de aproximar as crianças e adolescentes da Guarda Municipal e também prevenir infrações. Além das atividades recreativas, os cães auxiliam outras guarnições na abordagem de suspeitos de tráfico e usuários de drogas. Os cães são levados até o local suspeito e verificam se há droga escondida no ambiente. Assim, com o apoio do K9, as abordagens de entorpecentes são mais eficazes. Também atuam em intervenções de tumultos e otimizam a abordagem quando o número de abordados é maior que o de efetivos em atuação.

O Secretário da Secretaria de Segurança Pública, David Queiroz, parabeniza o K9 pela dedicação dos guardas. “O K9 vem desenvolvendo um trabalho sensacional nas escolas e também no combate à criminalidade”, ressalta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O canil conta com três cães, sendo um cão de faro, chamado Black, um cão de intervenção, Apolo, e uma show dog, utilizada em cinoterapia, terapia com o auxílio de cães e recreação, a Nutella. Além deles, tem um Border Collie em fase de teste e mais dois filhotes de Malinois em treinamento. O K9 tem um Guarda Municipal Inspetor, coordenador do canil, e mais cinco guardas municipais que são condutores e adestradores.

O Comandante da Guarda Municipal, Antônio Afonso Coutinho, ressalta a importância que o K9 dentro da segurança pública “O K9 hoje, não pode deixar de existir, em qualquer instituição de segurança é fundamental que haja esse grupamento. Além das funções já citadas, eles dão segurança aos guardas que estão no local”

Os cães são treinados todos os dias por seus condutores, com o método chamado “treinamento positivo”, que recompensa o cão quando apresenta o comportamento desejado. O canil da Guarda Municipal completa três anos de atuação esse mês.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaCães do K9 atuam em ações educativas e de abordagem
PUBLICIDADE

Últimas notícias