Guardas Municipais de Itajaí participam de palestra na Superintendência do Porto

Efetivo com 79 membros do órgão de defesa de Itajaí receberam informações sobre a rotina da atividade portuária

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Confira o novo combo promocional da Personal Chef Fit Kris Borba

A Chef Kris traz nesse mês de setembro um combo Detox, super prático, econômico e muito saboroso
Foto: Fabricio Pereira / Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 26.mar.2019, 79 membros que atuam na Guarda Municipal de Itajaí tiveram a oportunidade de assistirem a uma palestra no Auditório Martin Schmeling, sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

O palestrante e também Assessor de Direção da Superintendência, Héder Cassiano Moritz, ministrou durante uma hora e meia para os participantes. Entre os assuntos, destaque para a apresentação do Complexo Portuário de Itajaí, sua abrangência, investimentos e expectativas para o futuro.

“Nossa preocupação inicial foi passar um quadro geral do funcionamento do Porto de Itajaí em sua condição de Autoridade Portuária do complexo, também na nossa responsabilidade como gestores da Superintendência e toda sua parte relacionada a sua responsabilidade de recinto público junto aos órgãos intervenientes, seja em questão de alfandegamento, da implementação do IPS Code, Guarda Portuária, ou seja, dessa importância como um todo”, comenta Héder.

No setor de Segurança Portuária, o encarregado de apresentar as atividades da Guarda Portuária e seus procedimentos de segurança nas rotinas do porto, Sandro de Ramos, Gerente de Segurança do Porto de Itajaí, apresentou as diversas tarefas incumbidas da Guarda Portuária, assim como seus equipamentos disponíveis, regras de segurança, seu sistema de monitoramento e demais ações em conexão com as autoridades como o CODETRAN (Órgão de Trânsito de Itajaí), Policia Federal e Receita Federal. Sandro também aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da reunião de apresentação, tendo em vista que alguns casos no futuro, acabarão envolvendo ações entre os dois órgãos e priorizando a integração de informações que atualmente é algo crucial para fins de desburocratização e agilizar ocorrências.

A iniciativa em reservar a tarde desta terça-feira para os Guardas Municipais assistirem esta palestra de conhecimentos gerais do Complexo Portuário de Itajaí, foi do Assessor de Diretoria – Marcelo Alessandro Petrelli, que no seu entendimento avalia a interação.

“A secretaria de Segurança Pública, através do Coronel Marafioti, solicitou um acesso para saber como funciona o Complexo Portuário de Itajaí, sua rotina e seus procedimentos de segurança. Esta medida é uma atitude correta para que os guardas municipais tenham acesso às informações, e que acima de tudo saibam de suas atribuições, como funciona o Porto de Itajaí e de sua importância nesta integração de informações entre Porto Cidade e todas as secretarias envolvidas”, destaca Petrelli.

Empossados no último dia 11 de março, 79 Guardas Municipais estão atuando pela segurança de Itajaí. Desde então, todo o efetivo está passando por um curso de trânsito, e após esta etapa inicial estarão aptos a atuarem neste setor, e ainda por um período de adaptação para identificar os pontos críticos de segurança em todas as regiões do município.

Outra etapa importante para os Guardas municipais iniciarem efetivamente o trabalho nas ruas, a Secretaria de Segurança está em processo de autorização junto à Policia Federal para o porte de armas de fogo.

Para o Coronel e Coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Clayton Marafioti Martins, essa oportunidade de assistir a palestra e conhecer de fato como é o dia a dia no Complexo Portuário só acrescenta mais conhecimento na atuação da profissão, “A Guarda Municipal formada hoje está realizando uma série de palestras com as autoridades da região, até porque até 70% dos Guardas são de outra região, nisso é importante uma adaptação correta, bem como palestras com diversos órgãos, como a Policia Militar, Ministério Público  e o Porto de Itajaí e sua Guarda Portuária”, pontua Marafioti.

A formação da guarda municipal:

O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017.

O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições, havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na ACADEPOL. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h.Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais.

Durante o complemento da formação os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Maior edifício da América Latina tem elevador residencial mais rápido do Brasil

Com capacidade de se deslocar seis metros por segundo, o elevador poderá percorrer em menos de um minuto os 81 andares do Yachthouse
- Publicidade -