• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Grupo de Patrulhamento com Cães K9 da GM participa de treinamento de condução

O foco do curso é trabalhar os comportamentos de obediência básicos e avançados, como deitar, sentar, ficar, juntar e outros

Grupo de Patrulhamento com Cães K9 da Guarda Municipal participa de treinamento para condução.
Divulgação

O K9, guarnição de Patrulhamento com Cães da Guarda Municipal de Balneário Camboriú está constantemente buscando aprimoramentos para melhorar a relação entre o animal e o condutor, para oferecer cada vez mais segurança ao cidadão. Participou nesta quinta-feira, 19, de um Curso de Condução Básica e Avançada, que utiliza a técnica NePoPo e é ministrado pelo instrutor Márcio Ferreira da Silva, do Canil Escola Malinois.

O nome da técnica remete à “Negativo, Positivo, Positivo”, de onde vem o nome NePoPo. Segundo o instrutor, os principais canis do mundo utilizam essa metodologia para educar seus cães. ‘’Esta técnica permite que o cão trabalhe por si mesmo, sabendo desenvolver o exercício com autonomia e por gostar de fazê-lo. Antigamente, o cão realizava o trabalho de maneira forçada utilizando a guia do condutor’’, explica Márcio. A comida é utilizada como forma de recompensa toda vez que o cachorro completa o exercício da maneira correta. Caso contrário, ficará sem recompensa até aprender o método correto.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O foco do curso é trabalhar os comportamentos de obediência básicos e avançados, como deitar, sentar, ficar, juntar e outros. Desta maneira, o cão e condutor criam uma relação entre eles para que saibam trabalhar em conjunto em qualquer circunstância. Para auxiliar e acelerar o treinamento, a técnica também utiliza o colar eletrônico. O equipamento pode ser confundido com um colar de choque, porém não funciona como algo agressivo ao cachorro. “Para quem já utilizou um equipamento de eletroterapia em alguma sessão de fisioterapia, funciona da mesma maneira. O nível do estímulo é ajustado de maneira que ofereça apenas um leve desconforto para que o cão entenda sua ação como algo negativo. Muitas vezes, usar um colar fino ou enforcador pode ser bem mais agressivo“ ressalta o instrutor.

“O curso que estamos realizando será utilizado para desenvolvermos um cronograma e uma metodologia de treinamentos para nossos cães. Com isso teremos treinamentos diários utilizando as técnicas mais atualizadas para a condução operacional dos animais’’, explica o supervisor da guarnição K9, Gustavo Belz. Esse treinamento faz parte da série de capacitações proporcionadas durante esta gestão, visando transformar o município em uma referência na segurança municipal.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaGrupo de Patrulhamento com Cães K9 da GM participa de treinamento de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias