• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Segurança de BC adota novo sistema de comunicação de rádios

O novo sistema permite aos operadores analisar em tempo real a localização de cada agente de forma automática

Segurança adota novo sistema de comunicação de rádios e recebe treinamentos
Divulgação

O cérebro que organiza a operacionalidade da Secretaria de Segurança é a Central de Operações. A Central é que controla os guardas municipais, patrimoniais e agentes de trânsito. Recebe todos os telefonemas de urgência, emergência e denúncias feitas pelo telefone 153, gerando as ocorrências e direcionando as guarnições para atendê-las. Também é a Central que monitora a cidade através dos totens.

O trabalho realizado pelos operadores da Central é essencial para a segurança, trânsito e patrimônio do município. Aprimorando a qualidade dos serviços, os operadores da Central de Operações receberam nesta quarta-feira, 13, uma capacitação para a utilização de todo o sistema de despacho composto por rádio comunicação, telefonia e console de despacho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A troca dos equipamentos foi necessária para modernizar e atender o efetivo dos agentes e trazer recursos indispensáveis para a segurança individual de cada agente, antes não contemplados pelo sistema antigo. “A principal mudança é quanto a cobertura de rádio frequência, que no sistema anterior, apresentava dificuldades de comunicação na região sul do município”, explica o diretor da Central de Operações, Heduard Carlos da Silva.

Outro ponto importante é a geolocalização dos agentes de segurança. O novo sistema permite aos operadores analisar em tempo real a localização de cada agente de forma automática. No sistema antigo, se houvesse qualquer tipo de interrupção na comunicação, não saberiam a localização do agente. “Com a possibilidade de novos recursos como o GPS e a forma de identificar e despachar a guarnição mais próxima da ocorrência, o serviço ficará mais eficiente e controlado. Esta visão trará agilidade e clareza ao operador da Central, bem como os supervisores operacionais’’, ressalta Heduard.

A implantação do novo sistema está sendo realizada pela empresa Alcon, vencedora de processo licitatório que prevê a locação dos equipamentos por 12 meses. “Até o momento o sistema vem atingindo as expectativas da secretaria, porém temos algumas exigências rígidas e rigorosas quanto ao serviço locado, e por isso ainda está em fase de avaliação. Caso não atenda as expectativas exigidas, a empresa será desclassificada’’, conclui o diretor.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaSegurança de BC adota novo sistema de comunicação de rádios
PUBLICIDADE

Últimas notícias