Durante a tarde da última segunda-feira (12), o vereador Josué Pereira (PMDB) esteve na Escola de Educação Básica Prefeito Amadio Dalago para buscar mais detalhes sobre a reclamação da comunidade devido à saída dos alunos do local. Conversando com a direção, o parlamentar confirmou que os estudantes convivem com um ambiente hostil e com usuários de drogas ao entorno da instituição.
“Os pais me procuraram preocupados que seus filhos possam se envolver com o tráfico e o uso de drogas, já que muitos traficantes ficam na saída da escola aliciando crianças e adolescentes” comentou o vereador.
Com o objetivo de resolver o problema o parlamentar entregou diretamente ao capitão Tiago Teixeira Ghilardi, da Policia Militar de Camboriú, uma indicação solicitando que seja analisada a possibilidade de deslocar uma viatura para fazer a segurança dos estudantes no final das aulas.
O capitão se colocou a disposição, mas comentou que muitas vezes o batalhão não tem pessoal disponível para o trabalho de ronda e prevenção, devido ao grande número de ocorrências. Entretanto, a Policia Militar alega que a maioria dos atendimentos poderiam ser evitados.
“A maioria das ocorrências são de perturbação do trabalho ou sossego alheio, ou seja, muitas discussões entre vizinhos e problemas com carros de som. Pedimos conscientização da população para isso, afinal, se os moradores respeitarem as leis referentes ao som, nós da polícia, poderíamos nos dedicar a manter a segurança das ruas e escolas”, indagou o Capitão.
Confira os dados de ocorrências no município:
- Perturbação do trabalho ou sossego alheio: 2.443
- Outras averiguações: 1.613
- Averiguação de pessoa em atitude suspeita: 1.608
- Atrito verbal: 1.079
- Furto: 855
- Acidente de trânsito apenas danos materiais: 837
- Ameaça: 501
- Apoio: 472
- Acidente de trânsito com vitima: 455
- Violência domestica: 358
- Outros: 4.753