Programa ‘Rede de Vizinhos’ é implantado no Bairro dos Estados

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Campanha do Agasalho Construtora J.A. Russi arrecada mais de 2600 itens

Roupas, calçados e cobertores arrecadados serão destinados para a ARADEFI, ONG Coração Amigo e Casa de Caridade Madre Tereza de Calcutá

Divulgação

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Tenente Coronel Evaldo Hoffmann, implantou o “programa rede de vizinhos da PMSC” no Bairro dos Estados, em Balneário Camboriú, na última segunda-feira, 06.

Essa ação é resultado de reuniões entre os moradores do bairro com representantes da Polícia Militar, que tem o intuito de aperfeiçoar os processos e auxiliar na construção de soluções efetivas para o portfólio de serviços fornecidos pela Corporação.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade através de um aplicativo pelo celular, que contribuem repassando informações para a polícia militar.

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o sucesso o programa:

1 – Participação Policial Militar
O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede.

2 – Reunião de sensibilização
Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes.

3 – Rede de comunicação
Estabelece um canal de comunicação entre os membros da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação.

4 – Reunião de implantação
Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC.

5 – Método
Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos.

6 – Governança
Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

Como criar Rede de Vizinhos da PMSC:

1 – Mobilize seus vizinhos;
2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar de sua cidade;
3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC” é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

UniAvan abre inscrições para cursos de Pilotagem e Ciências Aeronáuticas

Os cursos são para Pilotagem Profissional de Aeronaves, Piloto Privado de Avião, Piloto Privado de Helicóptero e Ciências Aeronáuticas
- Publicidade -