- PUBLICIDADE -

Guarda Municipal de Balneário Camboriú conclui curso de Libras

A intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos GMs com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Comece bem o verão com marmitas caseiras da Light Food BC

Por sua qualidade de vida e saúde, nos dias quentes mantenha uma alimentação saudável com as marmitas da Personal Chef Fit Kris Borba

(Divulgação SSE)
(Divulgação SSE)

Guardas Municipais de Balneário Camboriú concluíram, nesta sexta-feira (20), o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas foram realizadas no Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube de 16 a 20 deste mês.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Tais Baruffi, “a intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos agentes de segurança pública com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais. Todos se inscreveram voluntariamente e pretendemos continuar com as turmas no ano que vem. Queremos que os formados aprimorem os conhecimentos, e outros possam ser inseridos”.

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial. “Eles aprenderam todos os sinais para poder orientar a auxiliar os deficientes auditivos durante uma abordagem em várias situações. É, principalmente, um processo de inclusão social”, esclareceu o professor do curso, Anderson Ari Nicolau.

Além de aulas teóricas, os alunos treinaram o uso prático da língua, simulando situações comuns à atividade dos Guardas Municipais. Os alunos também tiveram contato com um aluno surdo durante a aula para praticar o uso da língua. O professor explica que não é só uma questão de aprimoramento dos trabalhos dos agentes de segurança pública, mas também de melhoria da acessibilidade. “Por exemplo: uma vítima de assalto quer explicar a cor da roupa do assaltante, para que lado seguiu e o que levou. Nesses casos, o conhecimento de Libras será de grande valia”, concluiu Nicolau.

O curso foi muito produtivo. É uma forma de encarar o surdo como cidadão que tem acesso a um atendimento de qualidade. A parceria entre as Secretarias de Segurança e Educação deu certo e no ano que vem com certeza vamos nos aperfeiçoar nesta área”, destaca a GM Tassia Bruna Carvalho.

É extremamente importante o conhecimento da Libras por parte da Guarda Municipal. São nossos parceiros dentro das unidades, estão sempre em contato com nossos alunos e precisa haver comunicação com todos“, afirmou a diretora Geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Mesmo com a pandemia, coleta para reciclagem aumentou 31% neste ano

Ainda em 2019, a coleta de recicláveis deu um salto em BC em decorrência da implantação de novas políticas públicas
- PUBLICIDADE -

Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.