• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Guarda Municipal de Balneário Camboriú completa 5 anos

A GMBC conta atualmente com um efetivo de 145 guardas, número que supera o do efetivo da Polícia Militar no município

(Arthur Miranda / Divulgação)
(Arthur Miranda / Divulgação)

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) foi criada em 4 de dezembro de 2009 pelo Prefeito Edson Renato Dias, por meio da Lei Municipal Nº 3.029, com a finalidade de proteger bens, serviços, instalações públicas e, de uma forma sistêmica, toda a população.

A Corporação iniciou suas atividades em 3 de maio de 2011 com a formação de 61 Guardas Municipais e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Segurança (SSE).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com o tempo e demanda das ocorrências, o efetivo foi aumentado com a formação de 34 guardas em 1 de março de 2012, 13 GMs em 14 de fevereiro de 2014 e mais 67 na 4ª turma em 18 de dezembro de 2015. Descontando as exclusões que ocorreram ao longo do tempo, a GMBC conta atualmente com 123 homens e 22 mulheres totalizando um efetivo de 145 guardas, número que supera o do efetivo da Polícia Militar em nosso município.

Pela estatística da Central de Operações e Monitoramento (153), que gera todas as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, foram atendidas até hoje aproximadamente 29 mil chamados relacionados a perturbação do sossego; furto; roubo; uso, comércio e posse de drogas; apoio ao cidadão e apoio a outros órgãos.

A GMBC, nesse curto período de história, já se estabeleceu como uma instituição importante para o combate ao crime e à violência, juntamente com os demais órgãos policiais do Estado, servindo de modelo para outros municípios. Desde de sua criação evolui constantemente com a formação de novas turmas, investimentos em equipamentos e serviços prestados à comunidade e implantação de projetos como o Grupo de Operações Preventivas (GOP), com formação em Controle de Distúrbio Civil (CDC) e o Patrulhamento Escolar que propicia mais segurança para a comunidade estudantil, com patrulhamento externo e interno nas unidades escolares. A instituição está com mais dois projetos em análise de implantação que serão o Grupo de Proteção Ambiental e Grupo do Canil (K-9).

A Comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Taís Baruffi, explica que a GMBC está sendo fortalecida com investimentos em equipamentos, serviços e cursos de atualização anuais. “Hoje estamos fortalecendo ainda mais a nossa relação com a comunidade e outras forças de segurança para que estejamos cada vez mais próximos e com importante papel preventivo na sociedade”, afirma Baruffi.

Para o prefeito Edson Piriquito, a Guarda Municipal e todo o serviço prestado por ela em favor da comunidade é essencial. “A presença da nossa GM nas ruas da cidade é de suma importância para que os munícipes e turistas se sintam mais seguros para aproveitar tudo que a nossa cidade oferece em qualquer momento do dia. Apesar de segurança pública ser uma obrigação do Estado, nós estamos fazendo a nossa parte para garantir mais tranquilidade e qualidade de vida a todos. Nesta data especial eu parabenizo e agradeço profundamente pelo empenho e pelo exercício da função com qualidade empregado por cada membro dessa corporação“, salienta o prefeito.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaGuarda Municipal de Balneário Camboriú completa 5 anos
PUBLICIDADE

Últimas notícias