PRF autou 3020 condutores por embriaguez ao volante em SC em 2013

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Foto: PRF SC / Divulgação
Foto: PRF SC / Divulgação

O consumo de álcool associado à direção de veículos consiste em comportamento ainda tão enraizado nos hábitos do povo brasileiro conforme mostram os números registrados pela Polícia Rodoviária Federal.

A PRF de Santa Catarina em 2013 realizou 3.020 autuações por dirigir sob a influência de álcool, 14% a mais em relação ao ano de 2012, com a prisão em flagrante de 852 pessoas.

As mudanças da nova Lei Seca, desde 21 de dezembro de 2012, foram positivas, pois ampliaram as provas para constatação da embriaguez, além de aumentar o valor da multa para R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Os elevados índices de acidente de trânsito decorrentes desse comportamento inconsequente, envolvendo motoristas embriagados, por si só já justificam a ampliação do rigor da lei, que busca combater essa conduta de alto risco social e estimular o amadurecimento cultural no trânsito brasileiro.

O consumo de álcool, associado à imprudência do motorista e à alta velocidade, são os principais responsáveis pelos acidentes fatais no trânsito brasileiro.

A embriaguez ao volante é causa direta de 6% das mortes causadas nos acidentes das rodovias federais de Santa Catarina. Dados preliminares do ano de 2013 demonstram que foram mais de 1000 acidentes com um saldo de aproximadamente 847 feridos e 31 mortes. É bom ressaltar que esses números foram os efetivamente computados tendo como causa direta a embriaguez, já que muitos acidentes deixaram de ser comprovados pelo fato de no momento do atendimento policial, as vítimas terem sido encaminhadas para o hospital, alguns motoristas evadirem-se do local do acidente ou envolvidos encontrarem-se mortos.

A conduta de dirigir embriagado torna-se um perigo para todos os demais motoristas, pedestres e para o próprio condutor embriagado.

A PRF preza por um trânsito mais seguro com motoristas mais responsáveis e conscientes da importância da atitude de cada um para o bem comum da coletividade.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -