• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Criminalidade em Balneário Camboriú diminui em 2011

As vésperas do novo ano que se aproxima, representantes da segurança pública de Balneário Camboriú já conseguem avaliar os dados do setor no ano de 2011. Segundo informações das polícias, os índices de criminalidade no município diminuíram, como por exemplo, o número de homicídios, que teve redução de pelo menos 20%, comparado ao ano de 2010. Outro fator importante destacado pelos representantes foi a Guarda Municipal estar atuando nos principais espaços públicos da cidade.

Conforme o secretário de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, Nilson Probst, a Guarda Municipal vem contribuindo significativamente para a segurança, ao ocupar os espaços públicos inibiu a prática de crimes. “Os resultados comprovam a relevância da decisão do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, em investir na segurança pública, sobre tudo na implantação da Guarda Municipal”, salienta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O secretário lembra que o município terá mais 42 guardas atuando nas ruas a partir de fevereiro de 2012, o que certamente irá refletir em mais segurança. “O poder público municipal está fazendo muito além de suas obrigações, agora cabe ao estado cumprir sua parte, principalmente no que se refere aos efetivos das polícias que foram reduzidos expressivamente nos últimos anos”, avalia.

Prosbt destaca ainda que os Agentes de Trânsito também são importantes no contexto da segurança pública, pois sua presença ostensiva também inibi a prática delituosa, e principalmente na questão de ter desonerado a Polícia Militar de atuar no trânsito do município.

Segundo a delegada regional da Polícia Civil, Magali Ignácio, avaliando os números de homicídios, comparado ao ano de 2010, os índices diminuíram, e o que se pode observar é que a maioria deles teve envolvimento com o tráfico de drogas, direta ou indiretamente. “Houve uma elevação dos números no meio deste ano, porém agora está normalizado. Além do que, percebemos que destes, mesmo quem não estava envolvido com o tráfico de drogas, foi vítima dele”, ressaltou.

A delegada ressalta que este ano houve investimentos no setor, por parte do município, em equipamentos e veículos, por parte do estado em aperfeiçoamento do profissional, por isso, Magali acredita que o ano de 2012 será melhor ainda, pois está previsto o aumento do efetivo.

Para a delegada os trabalhos realizados em conjunto no setor da segurança e as operações especiais ajudaram a coibir delitos neste ano, além do fato da Guarda Municipal estar presente na área central de Balneário Camboriú, o que trouxe maior sensação de segurança para a comunidade.

De acordo com o sub-comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, major Ronaldo de Oliveira, é preciso levar em consideração vários fatores para se analisar os índices de criminalidade em Balneário Camboriú, assim como em outros municípios, pois há uma considerável carência nos efetivos e oscilações no setor da segurança. Um dos fatores apontados pelo major é a Legislação, pois criminosos são presos, mas acabam sendo liberados, e voltam a cometer novos delitos.

O major revela que há 17 dias não há registros de assaltos a estabelecimentos comerciais no município. “Isto se deve a prisão, realizada pela PM, de oito elementos, que no período de dois anos, foram identificados pelas vítimas como responsáveis por mais de 100 ocorrências de roubo a estabelecimentos comerciais”. Oliveira comenta ainda sobre a prisão realizada pela Guarda Municipal esta semana, que capturou um foragido da justiça, que estava circulando na cidade com uma moto roubada, e que já havia sido identificado pelas vítimas como o autor de 16 ocorrências por roubo a estabelecimentos comerciais.

Conforme o major, as ações conjuntas entre a PM, GM e Agentes de Trânsito são de extrema importância e vem trazendo bons resultados. “O setor da segurança pública está unido”, avalia.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaCriminalidade em Balneário Camboriú diminui em 2011
PUBLICIDADE

Últimas notícias