• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí em estado de alerta

2011 08 30 05 18 deb77ea70e
Bombeiros tentam remover bloco de rocha que ameaça deslizar no morro do Parque do Atalaia

Nesta madrugada, por volta das 3h30 o nível do Rio Itajaí-Açu em Itajaí atingiu 1,90 metros e o Rio Itajaí-Mirim 2,22 metros durante a preamar. Por este motivo, a Defesa Civil declarou estado de alerta. Neste momento, a maré está baixando e a correnteza é muito forte. A próxima maré alta será às 16 horas e não estão descartados novos alagamentos a partir das 14h.

Em Blumenau o rio Itajaí Açu está com 8.18 metros e em Brusque o nível do Itajaí Mirim diminuiu estando com 5 metros. Essas medições foram feitas às 9h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A quarta-feira (31) amanheceu ensolarada com nebulosidade variável. Apesar de não haver previsão de chuva, permanece o risco de deslizamentos já que o solo continua bastante molhado. Ontem, quatro deslizamentos foram registrados em Itajaí: no Parque da Atalaia, no Limoeiro, na Fazenda e no Nossa Senhora das Graças. Em nenhum caso houve vítimas.

Hoje a temperatura mínima é de sete graus e a máxima de 19°. Vento girando de sudoeste a sul pela manhã e sudeste à tarde, fraco, com rajadas ocasionais. A agitação marítima aumenta com ondas de dois a três metros até a sexta-feira (02), com risco para atividades de pesca e navegação.

Recomendações da Defesa Civil:
Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.

PUBLICIDADE

Últimas notícias