A Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú recebeu nesta semana os equipamentos de segurança para a Defesa Civil da cidade. As ferramentas e roupas são próprias para o trabalho em situações de emergência como deslizamentos de terra e cheias.
Para o secretário de Segurança, Adelcio Berardino, este é um grande passo em prol da oficialização da Defesa Civil em Balneário que por enquanto funciona em forma de comissão. “Temos trabalhado muito com a prevenção dos desastres como aconteceu durante a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Balneário Camboriú, realizada em fevereiro, mas estes equipamentos são essenciais e um ótimo começo”, declarou o secretário.
Foram adquiridos os seguintes equipamentos: botas de borracha; roupas de neoprene para mergulho; sapatilhas para mergulho; capas de chuva; coletes salva-vidas; enxadas; picaretas; facões; pás; lanternas e coletes de identificação.
A comissão de Defesa Civil de Balneário Camboriú é integrada pelas secretarias municipais de Segurança, de Obras, Inclusão Social, Planejamento e ainda com o importante apoio do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e o grupo Voluntários Solidários (VOS), que conta com cerca de 300 integrantes. Com a reestruturação que está sendo estudada pela Prefeitura a Defesa Civil passará a ser um departamento da Segurança.