• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Alerta: aumento do aparecimento de escorpiões em Balneário Camboriú

Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) orienta a população sobre prevenção e procedimentos em caso de avistamento

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), alerta para o aparecimento de escorpiões na cidade. A região com maior incidência desses aracnídeos está no entorno do bairro Praia dos Amores. Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, foram encontrados e capturados 174 escorpiões, o que reforça o pedido das autoridades para atenção e adoção dos procedimentos corretos caso algum animal seja avistado.

A orientação à população é que ao notar a presença da espécie, se afaste imediatamente para evitar a picada, que além de causar dor intensa no local, pode provocar, em alguns casos, manifestações como náuseas, vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar, principalmente em crianças e idosos. A picada pode ter efeito fatal, por isso, a recomendação é dirigir-se imediatamente ao Hospital Municipal Ruth Cardoso para receber atendimento médico e soro antiescorpiônico.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Santa Catarina, os acidentes graves acontecem por duas espécies: escorpião amarelo (Tityus serrulatus) mede até 7cm e tem o veneno de maior gravidade; escorpião marrom (Tiyus bahiensis) mede até 7cm. Essas espécies tem um pequeno espinho sob o ferrão.

O acidente com escorpiões ocorre quando o animal é tocado ou se sente ameaçado. Para prevenir a circulação e a proliferação do aracnídeo, é importante não acumular entulhos, sacudir as peças antes de vestir ou calçar, colocar telas nos ralos, eliminar possíveis reservatórios de água e remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros. É importante não acumular lixo no terreno, pois a sujeira atrai baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

Além de atender ocorrências pontuais, as equipes do CCPU desempenham buscas preventivas desses animais à noite em locais com histórico de presença, utilizando lanternas de luz ultravioleta. Quando capturados, são encaminhados para identificação e a população próxima é orientada sobre os cuidados. Vale destacar que os profissionais que estão vistoriando os bairros utilizam uniformes com a logo da Prefeitura e do CCPU. O aparecimento do animal deve ser comunicado à Unidade pelo telefone (47) 3366-4593.

Click CamboriúNotíciasSaúdeAlerta: aumento do aparecimento de escorpiões em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias