• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Dengue: 96 casos são confirmados em Balneário Camboriú neste ano

No momento 304 exames aguardam resultado

A prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, atualiza os números da dengue em seu mais recente boletim epidemiológico. Os dados acumulados desde o início do ano apontam que, até a última sexta-feira (23), foram notificados 932 casos suspeitos, dos quais 96 tiveram o diagnóstico confirmado da doença. Dentre esses casos, 532 análises foram descartadas, enquanto outros 304 exames aguardam resultado.

Em 2024 já foram notificados 932 casos suspeitos de dengue na cidade. Desses, estão confirmados 96 casos – 38 autóctones (quando a doença é contraída na cidade), 44 indeterminados (não houve a identificação sobre o local onde a pessoa contraiu o vírus), cinco importados (quando a doença foi contraída em outra cidade) e nove em investigação de Local Provável de Infecção (LPI).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Secretaria da Saúde orienta que a população mantenha-se atenta para evitar a doença. Eliminar os criadouros é a principal forma de prevenção, com medidas que devem ser adotadas pelos moradores (confira abaixo). O uso de repelentes, principalmente por aqueles que apresentam sintomas (veja abaixo quais são), também é uma maneira de impedir a disseminação do vírus da dengue.

Prevenção

  • Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros;
  • Evite cultivar plantas que acumulam água, como bromélias;
  • Mantenha a caixa d’água com a tampa completamente vedada;
  • Cubra o extravasor de água (popularmente conhecido como ladrão) com tela e retire a água da laje;
  • Mantenha as calhas limpas e secas, com inclinação adequada para o escoamento total da água;
  • Não esqueça de manter sempre vedados os locais de armazenamento de água, e lave com escova a
    parte interna, pelo menos, uma vez por semana;
  • Não acumule pneus velhos. Se tiver pneus, mantenha-os secos e abrigados da chuva;
  • Mantenha os ralos vedados e desentupidos;
  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se for usá-los, coloque areia até a borda;
  • A água da piscina precisa ser tratada com cloro, ao menos, uma vez por semana;
  • Troque a água dos animais diariamente e lave com escova os potes de água e comida uma vez por semana;
  • Descarte o lixo corretamente. Acondicione-o em sacos bem vedados e fora do alcance dos animais até o recolhimento.
  • Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Sintomas

Os principais sintomas são febre, cefaleia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Em Balneário Camboriú, pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo whatsapp 0800 888 6556. Em caso de gravidade, a recomendação é a ida ao Pronto Atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Pronto Atendimento da Barra e ou à UPA das Nações.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. O Aedes aegypti também é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.

Ações da prefeitura

Até o fim do mês, a Prefeitura de Balneário Camboriú implantará o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que vai oferecer atendimento a moradores da cidade com sintomas da doença. Essa e outras medidas foram definidas na terça-feira (20), na terceira reunião da Sala de Situação da Dengue de Balneário Camboriú, a qual monitora e elabora ações de caráter preventivo no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Criado em 2023, o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue funcionou de abril até junho, quando foi desativado em razão da queda do número de casos positivos da doença. Segundo a Secretaria da Saúde, o Centro de Referência vai estar anexo ao Hospital Ruth Cardoso. Outra decisão para o enfrentamento da dengue é a ampliação dos atendimentos on-line pelo whatsapp 0800 888 6556, ou seja, a Telemedicina. Implantada em janeiro, a Telemedicina objetiva diminuir a fila de espera nas Unidades de Pronto Atendimento. Pessoas com sintomas leves de dengue também podem procurar esse tipo de atendimento. Nas próximas semanas, devem se juntar aos 41 agentes de combate às endemias 30 novos profissionais. Repelentes também serão disponibilizados à população nas unidades básicas de saúde.

Click CamboriúNotíciasSaúdeDengue: 96 casos são confirmados em Balneário Camboriú neste ano
PUBLICIDADE

Últimas notícias