• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria de Saúde promove mutirão contra o mosquito da dengue no bairro das Nações

Saúde faz alerta para que moradores fiquem atentos aos sintomas da dengue

Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promove um mutirão para o combate ao mosquito da Dengue, no bairro das Nações. A Secretaria do município, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), solicita que os moradores fiquem atentos aos sintomas da doença. Este é o segundo mutirão organizado pela DIVE após confirmação de novos casos.

Os principais sintomas da dengue são: febre, cefaléia, mialgias, artralgias, dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com os números do Departamento, Balneário Camboriú apresentou 428 focos do mosquito da dengue. Quanto ao número de casos, há 60 registrados, sendo 30 autóctones, três importados, 19 indeterminados e outros oito sendo investigados. Existe ainda um caso confirmado de Chikungunya.

A principal maneira de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não deixar água parada em vasos de plantas, calhas, lajes; manter ralos desentupidos e limpos; guardar as garrafas plásticas com o gargalo para baixo, entre outros cuidados. O uso do repelente também ajuda no combate ao mosquito.

Em caso de sintomas, é recomendado procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento médico. Para denunciar locais com suspeita de proliferação do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através dos seguintes telefones: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 ou no 0800 644 3388.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSecretaria de Saúde promove mutirão contra o mosquito da dengue no bairro...
PUBLICIDADE

Últimas notícias