Click Camboriú Notícias Saúde Quatro Unidades Básicas de Saúde de BC ficam abertas até as 22h

Quatro Unidades Básicas de Saúde de BC ficam abertas até as 22h

O intuito é possibilitar que a população busque atendimento médico após o horário de trabalho

🕗 Publicado

em

- Publicidade -

NEWSLETTER

Receba diariamente nossas notícias por e-mail.

Divulgação

Para ampliar e facilitar o acesso às Unidades Básicas de Saúde, Balneário Camboriú conta com horário ampliado de atendimento até as 22h em quatro unidades: UBS Ariribá, UBS Vila Real, UBS Barra e UBS Nações, além da UBS Central que atende até as 19h. O intuito é possibilitar que a população busque atendimento médico após o horário de trabalho nas Unidades de Saúde, diminuindo a procura pelo Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso e PA da Barra. “Grande parte dos atendimentos feitos no PS e no PA são casos que não necessitam do suporte de um Pronto Socorro, e poderiam ter sido atendidos nas Unidades de Saúde. Isso acaba atrapalhando a atuação dos socorristas em casos de emergências e urgências, gerando filas e ocasionando demora nos atendimentos”, explica o diretor de enfermagem do Ruth Cardoso, Ricardo Brodersen.

Um levantamento feito pelo Hospital Municipal Ruth Cardoso revelou que no mês de dezembro foram realizados 7.211 no Pronto Socorro. Destes, 4.766 são casos não urgentes, como queixas leves e dores crônicas, que poderiam tranquilamente ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. O sistema de classificação de risco foi criado com o intuito de se evitar intercorrências entre os pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento e é utilizado em todo o mundo. Para cada tipo de atendimento é dada uma classificação. A cor vermelha classifica os casos de emergência, enquanto as cores verde, azul e amarela caracterizam os casos pouco urgentes e não urgentes.

“Nosso atendimento no Pronto Socorro funciona com classificação de risco, onde serão priorizados e acompanhados os casos de risco eminente de morte e casos graves que podem ter risco de vida, como as ambulâncias do SAMU, Bombeiros e Auto Pista Litoral que chegam a todo momento com casos de urgência e emergência. Por isso contamos com a compreensão da população, para que em casos não urgentes, procurem as Unidades Básicas de Saúde, se for depois das sete da noite vá nas que contam com horário estendido”, afirma o enfermeiro e coordenador do PS do Hospital Ruth Cardoso, Bruno Silvano Tonol.

Veja quando procurar uma Unidade Básica de Saúde:

Atendimento Azul:
– Orientação específica e/ou sobre as ofertas da unidade;
– para o agendamento deve levar em consideração a história, vulnerabilidade e o quadro clínico.
– Adiantamento de ações previstas em protocolos (ex.: teste de gravidez, imunização, renovação de receita, retorno de exame);
– Agendamento/programação de intervenções;
– O tempo para o agendamento deve levar em consideração a história, vulnerabilidade e o quadro clínico.

Atendimento Verde:
RISCO BAIXO: situação que precisa ser manejada no mesmo dia pela equipe, levando em conta a estratificação de risco biológico e a vulnerabilidade psicossocial. O manejo poderá ser feito pelo enfermeiro e/ou médico e/ou odontólogo dependendo da situação e dos protocolos locais. Ex.: disúria, tosse sem sinais de risco, dor lombar leve, renovação de medicamento de uso contínuo, conflito familiar, usuário que não conseguiu acessar o serviço em outro momento.

Atendimento Amarelo:
RISCO MODERADO: necessita de intervenção breve da equipe, podendo ser ofertada, inicialmente, medidas de conforto pela enfermagem até a nova avaliação do profissional mais indicado para o caso. Influencia na ordem de atendimento. Ex.: crise asmática leve e moderada, febre sem complicação, gestante com dor abdominal, usuários com suspeita de doenças transmissíveis, pessoas com ansiedade significativa, infecções orofaciais disseminativas, hemorragias bucais espontâneas ou decorrentes de trauma, suspeita de violência.

Quando procurar o Pronto Socorro do Ruth Cardoso ou PA da Barra:

ALTO RISCO DE VIDA: necessita de intervenção da equipe no mesmo momento, obrigatoriamente com a presença do médico. Ex.: parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória grave, convulsão, derrame, infarto, dor severa.

As principais irregularidades constatadas nas residências são: inexistência e inadequação da caixa de gordura.

Posted by Click Camboriú on Wednesday, January 30, 2019

COMENTE ABAIXO ⬇
- Publicidade -

ESPECIAL

4º Balneário Beer Week traz cultura cervejeira ao Balneário Shopping

De 23 e 26 de maio, o 4º Balneário Beer Week trará uma programação especial envolvendo cervejarias da região, música e outras atrações ao Balneário Shopping

Balneário Shopping apresenta BS Hall para mercado de eventos

O BS Hall já é o endereço consagrado de eventos que levam a marca do Balneário Shopping

Cinematerna exibe “De Pernas Para o Ar 3” e traz bate-papo sobre Maternidade Mais...

O terceiro filme da série “De Pernas Para o Ar” será a atração do Cinematerna desta quarta-feira, 8 de maio, no Balneário Shopping
Publicidade