Itajaí altera fluxo para cirurgias traumatológicas de urgência em ortopedia

Procedimentos no Hospital Marieta deverão ser realizados em até 15 dias

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Jonnes David / Divulgação

A Secretaria de Saúde de Itajaí mudou o fluxo de atendimento das cirurgias traumatológicas de urgência e emergência em ortopedia realizadas no Hospital Marieta Konder Bornhausen. Com a mudança, os procedimentos deverão ser feitos em até 15 dias após o atendimento inicial, conforme a necessidade de cada caso. O novo fluxo vai agilizar os atendimentos e reduzir a burocracia na autorização das cirurgias.

O documento, firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Marieta e Serviço de Ortopedia e Traumatologia da instituição, define os grupos de fraturas e lesões, bem como o prazo máximo para realização do procedimento cirúrgico. Nesses grupos constam cirurgias que devem ter atendimento imediato ou entre 24h e 48h, por exemplo. Apenas cirurgias que não representem risco de comprometimento ao paciente poderão ser postergadas em até 7, 10 ou 15 dias após o primeiro atendimento no hospital.

“Essa mudança vai agilizar os procedimentos traumatológicos em ortopedia, pois teremos a certeza de que as cirurgias de urgência e emergência não poderão ultrapassar 15 dias. Outro benefício é que os pacientes que tiverem os procedimentos postergados não precisarão voltar à Secretaria para buscar a autorização, pois a cirurgia será agendada pelo próprio hospital, reduzindo a burocracia, facilitando o atendimento e diminuindo tempo de internação”, explica o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

Ao todo, mais de 400 procedimentos de traumatologia de urgência e emergência em ortopedia serão contemplados pelo novo fluxo de atendimento. O modelo adotado em Itajaí também foi apresentado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e requisitado pelo Governo do Estado para servir de exemplo em toda Santa Catarina.

Em 2017, o Hospital Marieta realizou 1.860 cirurgias de urgência e emergência em ortopedia. Neste ano, já foram executados, até abril, 559 procedimentos do tipo.

Procon verificou oscilação de até oito centavos no litro do combustível.

Posted by Click Itajaí on Tuesday, July 24, 2018

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -