
A Secretaria de Saúde de Itajaí mudou o fluxo de atendimento das cirurgias traumatológicas de urgência e emergência em ortopedia realizadas no Hospital Marieta Konder Bornhausen. Com a mudança, os procedimentos deverão ser feitos em até 15 dias após o atendimento inicial, conforme a necessidade de cada caso. O novo fluxo vai agilizar os atendimentos e reduzir a burocracia na autorização das cirurgias.
O documento, firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Marieta e Serviço de Ortopedia e Traumatologia da instituição, define os grupos de fraturas e lesões, bem como o prazo máximo para realização do procedimento cirúrgico. Nesses grupos constam cirurgias que devem ter atendimento imediato ou entre 24h e 48h, por exemplo. Apenas cirurgias que não representem risco de comprometimento ao paciente poderão ser postergadas em até 7, 10 ou 15 dias após o primeiro atendimento no hospital.
“Essa mudança vai agilizar os procedimentos traumatológicos em ortopedia, pois teremos a certeza de que as cirurgias de urgência e emergência não poderão ultrapassar 15 dias. Outro benefício é que os pacientes que tiverem os procedimentos postergados não precisarão voltar à Secretaria para buscar a autorização, pois a cirurgia será agendada pelo próprio hospital, reduzindo a burocracia, facilitando o atendimento e diminuindo tempo de internação”, explica o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.
Ao todo, mais de 400 procedimentos de traumatologia de urgência e emergência em ortopedia serão contemplados pelo novo fluxo de atendimento. O modelo adotado em Itajaí também foi apresentado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e requisitado pelo Governo do Estado para servir de exemplo em toda Santa Catarina.
Em 2017, o Hospital Marieta realizou 1.860 cirurgias de urgência e emergência em ortopedia. Neste ano, já foram executados, até abril, 559 procedimentos do tipo.