- PUBLICIDADE -

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval

Além de orientações sobre doenças e sua prevenção, os profissionais vão distribuir preservativos no Mercado Público

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Gerência de IST/AIDS/HV, vai reforçar as orientações de proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as folias de Carnaval, no Mercado Público de Itajaí. A campanha de conscientização ocorre nos quatro dias de festa, começando nesta sexta-feira (9) até a segunda-feira (12), sempre a partir das 20h.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orientará os foliões sobre a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, principalmente em relação ao HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites, além de reforçar a importância do uso do preservativo como forma de proteção dessas doenças. Serão distribuídos materiais informativos sobre o assunto, preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes.

Teste rápido gratuito

O município mais que triplicou o número de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em 2017: foram 31.701 testes aplicados contra 9.263 em 2016. Neste ano, o trabalho de prevenção e diagnóstico continua intenso. Por isso, os profissionais também vão orientar os foliões a fazer os testes rápidos na unidade de saúde mais próxima. Os exames são gratuitos, seguros e sigilosos.

“O resultado dos testes sai em poucos minutos e, se der positivo, o paciente já é orientado para iniciar o tratamento. No ano passado, tivemos um aumento de casos de sífilis, principalmente entre jovens de 20 a 34 anos, e isso é reflexo da falta de proteção desse público, mesmo com diversas informações à disposição”, pontua a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

Em 2017, Itajaí registrou 578 casos de sífilis em adultos contra 466 casos contabilizados no ano anterior. Em relação ao HIV/AIDS, os números tiveram uma redução de 27,3% no ano passado: foram 334 casos contra 460 registrados em 2016 no município.

Jacqueline reforça ainda que todas as unidades de saúde distribuem gratuitamente preservativos para a população. “O Carnaval é um momento de alegria, mas com responsabilidade. Os foliões devem se cuidar e fazer o teste rápido em uma unidade de saúde”, complementa a gerente.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.