• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Nova Esperança e Municípios recebem ações de Combate a Dengue sexta-feira, 2

Os locais foram definidos a partir de dados do levantamento que apontou essas localidades em nível risco

(Divulgação)
(Divulgação)

A Sala de Situação de Balneário Camboriú realiza nesta sexta-feira, 2, ações preventivas com o intuito de orientar os moradores contra a Dengue, Chikungunya e a Zika nos bairros Nova Esperança e Municípios. Os locais foram definidos a partir de dados do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou essas localidades em nível risco.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue, Márcio Cristiano Pessing, do mês de Janeiro até Novembro, o município apresentou 768 focos positivos. “Como os bairros Nova Esperança e Municípios apresentaram um aumento no índice de riscos de acordo com o LIRAa de Novembro, o programa intensificará as ações. Para isso na sexta-feira, 2, haverá uma tenda em cada bairro onde faremos orientações educativas com os moradores, reforçando os cuidados para prevenir as doenças com o apoio dos agentes das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, explica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Neste ano, 868 notificações de dengue foram encaminhadas para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), Laís Emídio, desse número, 378 notificações eram residentes, onde 36 casos foram confirmados como autóctones e 13 casos importados, ou seja, aqueles acometidos fora do município. “Apenas cinco moradores de outras localidades contraíram a doença aqui, 13 casos foram contaminados em outras cidades e oito casos cujo contágio ainda é indeterminado”, esclarece.

Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa)

É uma iniciativa do governo Nacional e implantado pelo município pelo Programa de Combate a Dengue, com o propósito de identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. O índice de infestação predial (IP) é o resultado dos imóveis positivos (que tinham larvas de Aedes aegypty) dividido pelo total de imóveis pesquisados vezes 100.

Click CamboriúNotíciasSaúdeNova Esperança e Municípios recebem ações de Combate a Dengue sexta-feira, 2
PUBLICIDADE

Últimas notícias