• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Combate ao Aedes aegypti: Marinha se engaja na mobilização

Cerca de 40 militares foram capacitados pela Secretaria de Saúde de Itajaí

(Cláudia Batschauer / Divulgação)
(Cláudia Batschauer / Divulgação)

Equipe formada por três agentes de endemias e um técnico de enfermagem do Núcleo de Controle de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica estiveram na manhã desta quinta-feira (04), capacitando cerca de 40 profissionais da Delegacia da Capitania dos Porto de Itajaí sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A unidade local da Marinha está engajada na luta e já desenvolve ação interna e externa de combate aos focos nas dependências internas e no entorno de suas instalações. Mas, a participação será ampliada no sábado, dia 13 de fevereiro, quando as Forças Armadas irão promover o seu Dia D de Combate ao Aedes aegypti.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta data, em Itajaí, os militares da Marinha deverão se unir à Secretaria de Saúde, em uma ação destinada especificamente à recuperação de imóveis que estavam fechados durante a passagem dos agentes neste primeiro ciclo de atividades do Plano Emergencial Estadual. A ação estará sendo definida até a próxima semana.

Dados do Programa de Combate à Dengue apontam que, de 12 de janeiro até 02 de fevereiro, 14.908 imóveis estavam fechados, o que representa um índice de 23,34% do total de 63.862 imóveis a serem vistoriados nas nove regiões infestadas: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, São Judas, São João, Barra do Rio, Vila Operária, Centro e Fazenda.

Estamos recebendo estes conhecimentos específicos para que possamos dar continuidade às ações com mais propriedade, pois o nosso objetivo é o combate aos focos e orientação à comunidade”, destaca tenente Teotônio, um dos oficiais que participou da capacitação.

O combate ao Aedes aegypti foi declarado caso de emergência internacional pela Organização Mundial de Saúde, o que comprova a seriedade da situação no Brasil e em vários outros países. Por isso, o apoio da Marinha, com toda a sua credibilidade junto à população, só vem colaborar e agregar aos nossos esforços”, ressalta o secretário de Saúde, Osvaldo Gern.

O trabalho

Coordenado pela Sala de Situação local de Itajaí, o primeiro ciclo de visitas aos imóveis em áreas de infestação iniciou no dia 12 de janeiro e conforme estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, deve ser concluído até 12 de fevereiro.

Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

Inicialmente, a meta de Itajaí era vistoriar 57 mil imóveis por ciclo, considerando as visitas em prédios até o terceiro andar, no Centro e nos oito bairros infestados (Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária e Fazenda). No entanto, após o início do trabalho de campo, o município decidiu verificar a totalidade dos imóveis verticalizados, o que aumentou o universo a ser atingido na ação para 63.862.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCombate ao Aedes aegypti: Marinha se engaja na mobilização
PUBLICIDADE

Últimas notícias