O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) registrou nesta sexta-feira (26) o primeiro caso autóctone de dengue do ano. A paciente, residente do Centro, foi notificada em Joinville no início de fevereiro, durante uma ida até lá, mas o contágio dentro de Balneário Camboriú foi confirmado pelo Estado e município após análise da situação. O setor já tomou as medidas cabíveis, junto ao Programa Municipal de Combate à Dengue.

Com a confirmação, o DEVE do município iniciou a busca ativa de possíveis casos sintomáticos próximos à área na qual a paciente reside. O Programa de Combate à Dengue, por sua vez, realizou, na mesma área, a busca vetorial de focos do Aedes aegypti e o bloqueio com inseticida a fim de exterminar possíveis mosquitos adultos. Laís Emídio, diretora do departamento, garante que as medidas necessárias foram aplicadas. “Continuamos trabalhando sob esse caso autóctone confirmado, bem como com os três importados do Paraná e de Goiás”, ressalta Laís, reafirmando que a colaboração da população é fundamental para eliminar a dengue.

Até a confirmação do primeiro caso, 289 suspeitas de dengue foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Destes, 18 turistas que chegaram contaminados ao município apresentaram resultado positivo e três balneocamboriuenses contraíram a doença fora.