A Sala de Situação de Itajaí informa os números da produção efetuada pelos agentes comunitários e agentes de endemias na segunda-feira (25), décimo dia das atividades de campo do trabalho de intensificação à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Imóveis percorridos: 3.147
Imóveis visitados: 2.369
Imóveis fechados: 772
Recusas: 06

Desta forma, o total parcial acumulado após oito dias de ação é o seguinte:
Imóveis percorridos: 53.184
Imóveis visitados: 37.654
Imóveis fechados: 15.246
Recusas: 284

Tipos de resíduos

Em relação aos tipos de resíduos identificados e eliminados dos imóveis durante as verificações, os números desta segunda-feira foram os seguintes:

TIPO B: 125 – pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

TIPO D1: 93 – lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

TIPO D2: 5 – materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 623

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 03 (caixas, lajes, calhas)

Com isso, o total parcial de resíduos eliminados soma:

TIPO B: 3.975 – pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

TIPO D1: 3.811 – lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

TIPO D2: 103 – materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 10.432

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 200 (caixas, lajes, calhas)

O trabalho

As atividades de vistoria prosseguem. O primeiro ciclo de visitas aos imóveis em áreas de infestação em Itajaí iniciou no dia 12 de janeiro e conforme estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, deve ser concluído até 12 de fevereiro.

Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

Inicialmente, a meta de Itajaí era vistoriar 57 mil imóveis por ciclo, considerando as vistorias em prédios até o terceiro andar, nos oito bairros infestados (Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária e Fazenda). No entanto, após o início do trabalho de campo, o município decidiu verificar a totalidade dos imóveis verticalizados, o que aumentou o universo a ser atingido na ação para 62.400.