• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Exposição prolongada ao sol pode causar insolação

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

Com o predomínio de temperaturas elevadas no verão, as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú alertam a comunidade para prevenir um dos problemas de saúde causados pela exposição excessiva ao sol, a insolação. Para evitar os sintomas, são necessários cuidados básicos no dia a dia por pessoas de todas as idades.

Os sintomas podem iniciar com falta de ar, dor de cabeça, febre, tontura, náuseas, entre outros. “As pessoas devem ficar atentas. Ao apresentar os sintomas, deve-se baixar a temperatura corporal até chegar ao local do atendimento médico. Ou seja, procurar um local fresco, sombra e ventilação. Ingerir bastante líquido, podendo até borrifar água pelo corpo”, explica o enfermeiro responsável da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ariribá, Tiago Andrade Albino.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A insolação acontece com a exposição excessiva ao sol e, consequentemente, aumenta a temperatura corporal. “Por estar associada com a temperatura do corpo e à falta de líquido, pode desencadear a desidratação. Por isso é de suma importância ingerir muito líquido além de usar bastante protetor solar”, frisa.

Ele salienta ainda que, para prevenir, as pessoas devem ficar atentas nos horários indicados para exposição ao sol, ao uso do protetor solar e, inclusive, prestar atenção no material do guarda-sol que será utilizado. “O correto é o guarda-sol produzido com lona. Pois o material de nylon não protege contra a radiação ultravioleta, ele serve apenas para fazer sombra”, ressalta.

Em Balneário Camboriú, além do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) e a Unidade de Atendimento 24h, as pessoas que apresentarem estes sintomas podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Mais informações com Tiago, pelo telefone (47) 3344-5367.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSaúdeExposição prolongada ao sol pode causar insolação
PUBLICIDADE

Últimas notícias