- PUBLICIDADE -

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

tabaco nao

O Dia Mundial sem Tabaco é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS. O tema deste ano no Brasil é “Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”.

Em Itajaí, as ações de prevenção iniciam às 9h desta quinta-feira (31), com uma caminhada pela Rua Hercílio Luz, onde serão instaladas barracas para que profissionais da enfermagem, médicos e participantes do Programa de Tabagismo orientem a população sobre os malefícios do cigarro, tanto para o homem quanto para o meio ambiente.

A caminhada será da Praça Vidal Ramos até a Casa de Cultura. Os participantes retornarão pela Rua Hercílio Luz até as barracas que estarão instaladas próximo ao Bradesco. Após esta atividade, os envolvidos na ação irão varrer a Rua Hercílio Luz para retirar as pontas de cigarro. Os idosos do Itajaí Ativo são parceiros da Secretaria de Saúde nestas atividades.

Paralelo ao evento, todas as Unidades de Saúde exibirão terão filmes sobre o tema nas salas de espera. As equipes médicas e de enfermagem irão motivar os pacientes fumantes a largar o vício.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Programa de Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Programa de Tabagismo em três unidades: Costa Cavalcante, Espinheiros e no PAM. A iniciativa consiste na reunião mensal de pessoas que possuem um desejo em comum: parar de fumar. “O grupo é orientado por um profissional médico e também por equipes de enfermagem, responsáveis pelo acompanhamento e evolução do tratamento”, explica a Coordenadora do Programa Enfermeira Ivone Martins.

Durante os encontros os participantes recebem orientação, motivação, informação e medicação (adesivo de nicotina ou bupropiona). “Queremos saber se aquele paciente que parou de fumar está conseguindo se manter longe do vício e como está se sentindo os que infelizmente voltaram a fumar”, afirma Dr. Jorge.

Os interessados em participar devem procurar a Policlínica Central, na Rua Felipe Schmidt – ao lado do batalhão da Polícia Militar – das 8h às 11h e das 13h às 16h para fazer o cadastro.

O programa também é desenvolvido nas seguintes unidades de saúde:

– Policlínica Costa Cavalcante. Rua Espírito Santo s/nº – Costa Cavalcante. Fone: 3908-5754. E-mail: [email protected]

– Unidade Saúde Espinheiros. Rua Firmino Vieira Cordeiro, 1778 – Espinheiros. Fone: 3908-5737. Email: [email protected]

Estima-se que Itajaí tenha 33 mil fumantes e apenas 4% consegue parar de fumar sozinho. De cada dois fumantes, as estatísticas apontam que um morrerá com doenças relacionadas ao cigarro. Das cinco causas de mortes no Brasil, quatro estão relacionadas com o cigarro – doenças cardiovasculares, AVC (acidente vascular cerebral), todos os tipos de câncer e DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas – asmas.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.