• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Hospital Ruth Cardoso realiza mais de 350 testes de orelhinha

orelhinhaO Hospital Municipal Ruth Cardoso já realizou mais de 350 testes de orelhinha desde o início das atividades, em outubro do ano passado. O exame precoce, apesar de ser obrigatório por Lei Federal, nem sempre está sendo cumprido por todos os hospitais, por isso o HMRC garante o exame para bebês que, embora nascidos em outras cidades, tenham os pais que comprovem residência em Balneário Camboriú.

A fonoaudióloga Jussara Paim, que realiza o teste no HMRC, explica que o exame “é uma triagem auditiva neonatal onde podemos perceber se o bebê  tem problemas de audição. Com o diagnóstico precoce podemos intervir o mais cedo possível”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No HMRC o exame é realizado antes do bebê  ter alta.   “Ele já sai do hospital com o teste realizado. Caso aconteça alguma falha, dentro de 15 dias é marcado novo exame para uma reavaliação”, destaca Jussara.

Para os moradores de Balneário Camboriú, cujas mães realizaram parto em outras cidades, o teste da orelhinha também está garantido.  Neste caso, os pais devem comparecer ao setor de avaliação e controle da Secretaria Municipal de Saúde (Rua 1.500), levando a documentação da criança e do responsável, além do comprovante de residência. Todas as quartas-feiras, às de 8h30, o teste é realizado no Hospital Municipal Ruth Cardoso para crianças que não nasceram na instituição.

O teste é garantido por lei federal e é recomendado que seja realizado o mais rapidamente possível, “de preferência até o primeiro mês do nascimento”.  O resultado é anotado na caderneta de vacina do bebê e o pediatra vai cobrá-lo sempre que a mãe levar o filho para consultar.

Para mães oriundas de outras cidades, e que tenham partos no HMRC, o exame também está garantido. “Nem todos os municípios possuem fonoaudiólogos especializados para realizar o teste e o propósito é garantir esse exame precoce a todos”, afirma o secretário de Saúde José Roberto Spósito.

Click CamboriúNotíciasSaúdeHospital Ruth Cardoso realiza mais de 350 testes de orelhinha
PUBLICIDADE

Últimas notícias