• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Três novos focos do mosquito da Dengue são encontrados

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde localizaram na manhã desta terça-feira (03), três novos focos positivos de larva do Aedes aegypti em um ferro velho localizado no Bairro Salseiros. Com este aumento, Itajaí contabiliza 12 focos até o momento.

Durante toda a semana a área em torno do estabelecimento será vistoriada, pois oferecem grande risco para a proliferação do mosquito da dengue. Segundo o Coordenador do Programa de Combate a Dengue, Lúcio Vieira, “o acúmulo de sucatas acabam se tornando depósitos das larvas”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os Agentes de Endemias são responsáveis pela visita, orientação e eliminação de possíveis fontes que venham servir de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. “Mesmo com o fim do verão, as altas temperaturas continuam e este clima quente, úmido e chuvoso é o mais propício para proliferação do Aedes aegypti”, esclarece o Coordenador.

Com o slogan “Itajaí cidade segura, a dengue não se mistura”, criado por um aluno da Rede Municipal de Ensino através de um concurso, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para os cuidados gerais na prevenção à dengue. “Precisamos cada vez mais da população para manter a dengue longe de Itajaí, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos tomam estes cuidados”, afirma o Coordenador que ainda ressalta que esta parceria vem dando certo.

Ele ainda declara que a localização de focos nesta época do ano preocupa os órgãos de saúde, “pois demonstra que o mosquito está se adaptando às condições climáticas de cada região do País”. Os cuidados necessários para prevenção devem ser tomados durante todo o ano.

Medidas simples que fazem a diferença:

Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar a secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´ água sempre limpas e cobertas.

Click CamboriúNotíciasSaúdeTrês novos focos do mosquito da Dengue são encontrados
PUBLICIDADE

Últimas notícias