Nono foco positivo de larva do mosquito da dengue é identificado em Itajaí

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde localizaram no início da tarde desta segunda-feira (02), o nono foco positivo de larva do Aedes aegypti em uma armadilha instalada em uma empresa. Durante toda a semana a área em torno do estabelecimento onde foi identificado o foco será vistoriada. “Esses locais oferecem grande risco para a proliferação do mosquito da dengue tendo em vista o acúmulo de sucatas que acabam se tornando depósitos das larvas”, explica o Coordenador do Programa de Combate a Dengue, Lúcio Vieira.

O procedimento consiste em visitar, orientar e eliminar de possíveis fontes que venham servir de criadouros para o mosquito transmissor da Dengue. Mesmo com o fim do verão, as altas temperaturas continuam. O clima quente, úmido e chuvoso é o mais propício para proliferação do Aedes aegypti.

Com o slogan “Itajaí cidade segura, a dengue não se mistura”, criado por um aluno da Rede Municipal de Ensino através de um concurso, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para os cuidados gerais na prevenção à dengue. “Precisamos cada vez mais da população para manter a dengue longe de Itajaí, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos tomam estes cuidados”, afirma o Coordenador que ainda ressalta que esta parceria vem dando certo.

Ele ainda declara que a localização de focos nesta época do ano preocupa os órgãos de saúde, “pois demonstra que o mosquito está se adaptando às condições climáticas de cada região do País”. Os cuidados necessários para prevenção devem ser tomados durante todo o ano.

Medidas simples que fazem a diferença:

Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar a secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´ água sempre limpas e cobertas.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -